Debate autárquico – A Saúde no Concelho de Montijo

Esta quinta-feira, dia 7 de Setembro de 2017, pelas 21 horas, realizar-se-á, no Jardim Municipal Casa Mora, um debate sobre a temática da Saúde no Concelho, entre os cabeças de lista das diversas forças concorrentes à Câmara Municipal. O espaço é situado nas traseiras do Museu Municipal, sito na Avenida do Pescadores n.º 52 – Montijo, mas a entrada faz-se pelo portão lateral, na Avenida 25 de Abril.

O objectivo é, tal como referido, discutir a Saúde no concelho de Montijo, na sua multiplicidade e não presos a um aspecto concreto desta temática. Trata-se de um assunto de grande relevância para a população e que tem causado muita discussão entre os eleitores montijenses. O mesmo tem alimentado polémicas, opiniões e debates nas redes sociais, nomeadamente no grupo de Facebook que administro – “Montijo – sem censura e com cultura” – e que, pelo destaque que está a ter, é importante saltar da realidade virtual para o espaço físico, chegando dessa forma a tod@s, que nele queiram participar.

O formato será o normal nestas situações, aliás muito inspirado no debate entre os candidatos à Câmara levado a cabo pelo Diário da Região e Rádio Popular, no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida. Uma ronda inicial onde os cabeças de lista falarão das suas propostas na área da Saúde. Algumas perguntas lançadas pelo moderador, com tempo limitado de resposta. Participações do público que queira intervir, inquirindo os candidatos. E uma declaração final de cada um dos presentes, que poderá ter um carácter mais generalista. A grande novidade prende-se com a presença de um painel de dois especialistas, na área da saúde e na área do urbanismo, que ajudarão no esclarecimento e viabilidade de questões mais técnicas que possam ser abordadas.

Desta forma, pretende-se que a população fique com uma visão mais clara sobre o que é defendido na área da Saúde pelas várias forças políticas a sufrágio nas próximas eleições autárquicas de 1 de Outubro, bem como munir o eleitorado do conhecimento técnico suficiente para avaliar cada uma das propostas.

Durante o debate irá proceder-se a uma recolha de donativos que pretende cobrar os custos inerentes à utilização do espaço, sendo que a verba sobrante será distribuída, em partes iguais, pelas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Canha e do Montijo. É o mínimo que podemos fazer para ajudar quem nos ajuda.

Esta é mais uma razão para assistir e participar neste debate de dia 7 de Setembro. Apareça, pela nossa saúde.

Montijo, 6 de Setembro de 2017

Partilhe esta notícia