DEFESA E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO HISTÓRICO DO CONCELHO DA MOITA

Junto ao Moinho de Vento do Gaio, autarcas, aderentes e simpatizantes BE, marcaram encontro com o arqueólogo António Gonzalez, para uma conversa sobre a importância dos referenciais históricos existentes naquele local.

Através do olhar da Arqueologia, foi feita uma viagem no tempo, levando-nos a conhecer alguns aspetos da vida aqui existente há cerca de seis mil anos.

Perceber a importância da evolução geográfica da nossa região, das alterações verificadas no solo, dos modos de vida, dos usos e costumes das gentes que aqui viveram há milhares de anos, foi uma constante ao longo da intervenção de António Gonzalez.

O moinho de Vento ali existente, embora de construção muito mais recente, constitui um referencial de memória, que é um testemunho de uma outra época da vida do nosso concelho, que consideramos ser importante preservar e divulgar. Apesar do seu adiantado estado de degradação, foi considerada por todos os participantes neste “Roteiro do Património”, a importância do seu restauro e conservação, atribuindo-lhe uma utilidade pública, como um centro de informação documental sobre este local tão simbólico e tão importante para a compreensão da nossa história local.

Dada á importância das escavações arqueológicas, que ali ocorreram há cerca de quinze anos, os autarcas BE participantes neste encontro, manifestaram a pertinência de se proceder a uma demarcação deste local com a colocação de uma sinalética adequada, com informações úteis, para os visitantes que por aqui passarem.

Estas iniciativas promovidas pelo BE Moita, irão ter continuidade, numa perspetiva de valorização do nosso Património Histórico, quer em termos culturais quer enquadrados num projeto turístico e de desenvolvimento do Concelho da Moita

Concelhia BE Moita

Partilhe esta notícia