O director do Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho, Paulo Espiga, garantiu ao deputado do PSD eleito pelo distrito de Setúbal, Bruno Vitorino, de que a extensão de saúde de Coina nunca esteve em risco de encerrar.

Neste encontro, onde foram abordadas diversas questões relativas à área dos cuidados de saúde primários no concelho do Barreiro, nomeadamente o elevado número de utentes sem médico de família, que tem merecido a atenção do responsável pelo ACES.

No entanto, esta é uma situação que poderá conhecer melhorias brevemente, pois o concurso que se encontra a decorrer vai permitir a contratação de mais profissionais, diminuindo o número de utentes sem médico atribuído

Bruno Vitorino revela ter recebido também a garantia de que a Extensão de Saúde de Coina “não está, nem nunca esteve, em risco de fechar, ao contrário de rumores que alguns tendem a espalhar, somente para tirarem dividendos partidários”, afirmando que as “populações podem ficar descansadas”.

O social-democrata solicitou ao responsável do ACES que possa, em articulação com as Juntas de Freguesia que o desejem, lançar um programa de proximidade de Educação para a Saúde, que abranja diversas matérias úteis para a população, como higiene oral, alimentação, actividade física, entre outras.

Bruno Vitorino elogiou ainda a Junta de Freguesia de Coina/Palhais na solução de parceria encontrada com o ACES para um atendimento de proximidade às respectivas populações.

“Era muito interessante que o executivo desta Junta fosse o primeiro a iniciar o programa de educação para a saúde”, propõe o deputado.

 

PSD do Distrito de Setúbal

Partilhe esta notícia