Os deputados do Bloco de Esquerda, Moisés Ferreira e Sandra Cunha visitaram esta terça-feira, 5 de abril a Casa dos Marcos, o maior projeto da Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras. Esta instituição visa apoiar
doentes portadores de patologia rara, respetivas famílias, cuidadores e amigos de todo o país.
A Casa dos Marcos presta serviço ao nível de Unidade de Lar Residencial, Unidade de Residência Autónoma, Centro de Atividades Ocupacionais, Unidade Clínica (aberta também à comunidade), Unidade de Medicina Física e Reabilitação, Centro de Recursos, Unidade de Cuidados Continuados Integrados e Unidade de Investigação.
A Casa dos Marcos quer continuar a prestar um serviço de excelência a estes doentes e alargar as suas respostas sociais com a criação das valências de apoio domiciliário e acolhimento de bebés abandonados nas maternidades. Para tal acontecer serão necessários fundos da sociedade civil, visto os apoios do Estado estarem completamente congelados.
Para uma melhor qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores, o Bloco de Esquerda defende a criação do Estatuto de Apoio ao Cuidador, melhores condições e mais flexibilidade laborais para cuidadores destes doentes e ainda o alargamento e aceleramento da aprovação da lista de medicamentos órfãos (comparticipados a 100%), tutelada pela INFARMED.
Partilhe esta notícia