DEPUTADOS DO PS DEFENDEM REQUALIFICAÇÃO DAS ESCOLAS ALFREDO DA SILVA E DE SANTO ANTÓNIO NO BARREIRO

O esforço, convicto e responsável, do XXI Governo da República, na recuperação das infraestruturas do parque escolar português contrasta, de forma indelével, com o abandono a que a escola pública foi vetada, no decurso do anterior executivo PSD/CDS.

A convicção cega nas virtudes da austeridade e a submissão acrítica aos ditames da política muito para além da Troika revelaram-se desastrosas no crescimento 

socioeconómico do País, com especial impacto nos serviços públicos e, em especial, na Educação.

No distrito de Setúbal, em particular, a resolução dos gravíssimos e, há muito adiados, problemas na Escola do Monte da Caparica (Almada) e João de Barros (Seixal) constituem da nova política de defesa do serviço público de Educação cabal exemplo. Onde, outrora, milhares de estudantes conviviam diariamente com a falta de condições necessárias ao seu percurso escolar, hoje, assistimos à recuperação gradual das condições de persecução do projeto pedagógico destes estabelecimentos de ensino e das suas comunidades educativas. 

A este propósito, André Pinotes Batista, membro da Comissão de Educação e Ciência salientou que “um pouco por todo o distrito registam-se pequenas e médias intervenções de remoção de amianto, melhorias de balneários, coberturas, isolamentos, espaços de convívio, cantinas, entre outros que, no conjunto representam milhões de euros de investimento e uma melhoria significativa no dia-a-dia dessas comunidades educativas”.

Neste sentido, os deputados Socialistas eleitos pelo distrito de Setúbal, André Pinotes Batista, Ana Catarina Mendes, Eurídice Pereira, Paulo Trigo Pereira, Catarina Marcelino, Ivan Gonçalves e Sofia Araújo, questionaram o Ministério da Educação sobre a necessidade de intervenções de reabilitação nas Escolas Alfredo da Silva e Santo António, no Barreiro, tendentes à melhoria das condições destes dois importantes estabelecimentos de ensino que há décadas não recebem qualquer intervenção relevante.

“Todos os estabelecimentos de ensino merecem da nossa parte equalitário tratamento. Com rigor e sentido de responsabilidade, conscientes que não se pode adjudicar tudo a todos ao mesmo tempo, agimos no sentido de priorizar aquilo que é mais prioritário. A boa notícia relativa à consagração de verbas, em sede de Orçamento de Estado, para a construção de um novo Pavilhão na Escola Secundária de Palmela constitui do nosso trabalho mais um exemplo. A requalificação das mais antigas escolas do Barreiro constituem também parte deste nosso desiderato”, afirmou o deputado André Pinotes Batista, membro da Comissão Parlamentar de Educação.

Nos últimos três anos, os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal mantiveram visitas regulares aos 13 concelhos do distrito, tomando o pulso da realidade de cada estabelecimento, dialogando com os órgãos de gestão, bem como com os respetivos autarcas, prestando esclarecimentos e conhecendo in loco os problemas estruturais mais significantes, com o propósito de resolver os mesmos.

 

Fonte:PS

Partilhe esta notícia