Os deputados do PS, eleitos pelo círculo de Setúbal, Eurídice Pereira, Sofia Araújo e André Pinotes Batista visitaram a Associação de Apoio Social de Casebres, sedeada na freguesia de São Martinho, concelho de Alcácer do Sal.
Acompanhados por autarcas e dirigentes locais, os deputados puderam verificar a importância desta instituição na resposta às necessidades sociais da comunidade.
Fundada em 1969, esta Instituição Particular de Solidariedade Social tem por finalidade desenvolver atividades de caráter social e cultural, contribuindo para a resolução de algumas carências da população local.
A Associação iniciou a sua atividade com as valências de creche, jardim de infância, centro de atividades de tempos livres e apoio domiciliário. No entanto, na sequência da diminuição significativa de nascimentos e do aumento gradual da população idosa, houve necessidade de se adaptar à nova realidade e às novas fragilidades da população, estando, atualmente, em funcionamento as respostas sociais centro de dia, apoio domiciliário e uma estrutura residencial para pessoas idosas.
A comitiva socialista pôde constatar as condições deste equipamento, após a conclusão recente das  obras de melhoramento e de adequação às normas exigidas por lei, em consonância com as atuais necessidades da população.
O Presidente da Associação referiu aos deputados  a importância do equipamento na localidade e por isso a grande mais valia que constituiu a ampliação do equipamento e a sua modernização, bem como mencionou as dificuldades  sentidas com o envelhecimento da frota automóvel, fundamental para  assegurar o apoio domiciliário e o transporte de utentes a consultas médicas e tratamentos, a hospitais em Évora, Setúbal ou Lisboa, tendo sido transmitida a informação por parte dos deputados de mecanismos de candidatura disponíveis para o efeito.
Os deputados do PS estão sensíveis e atentos a estas questões e tomarão sempre as diligências necessárias ao bom funcionamento deste tipo de equipamento de respostas sociais.

Partilhe esta notícia