Os deputados do PSD do distrito de Setúbal defendem a importância cada vez maior dos cursos profissionais, sublinhando que estes voltaram a ser uma mais-valia, sobretudo na integração dos jovens no mercado de trabalho.

Em visita efectuada esta manhã à Escola Técnica Profissional da Moita, os social-democratas realçaram a importância do trabalho realizado por esta instituição de ensino no sentido de dotar os jovens de capacidades e ferramentas para uma inserção com sucesso na vida activa.

“Este é um exemplo de sucesso, ao nível da potenciação do desenvolvimento humano e profissional, encaixando o mesmo nas necessidades das empresas da região. A articulação entre a escola e as entidades tem vindo a ser cada vez mais profícua e os resultados estão à vista”, explica o deputado Bruno Vitorino.

Desde a sua fundação em 2006, a Escola Técnica Profissional da Moita, tem uma gestão que permite garantir a viabilidade das atividades que desenvolve, de forma

gradual e sustentada, procurando diversificar as atividades e serviços que presta à comunidade.

“Um dos aspectos fundamentais é a grande proximidade que conseguiu gerar junto da comunidade local e das empresas e instituições de proximidade”, acrescenta Bruno Vitorino.

Para o presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), Gonçalo Xufre, que também acompanhou a visita, a importância da formação e educação é cada vez maior e o ensino profissional “deve ser encarado cada vez mais como um caminho alternativo e de igual valor relativamente aos cursos científico-humanísticos. Neste sentido, projetos educativos como o da Escola Técnica Profissional da Moita devem ser impulsionados pois vêm ao encontro do objetivo de construirmos um ensino profissional de qualidade e que corresponda aos interesses e expectativas dos jovens e das empresas”.

 

Partilhe esta notícia