As condições de vento obrigam a alterar o percurso da “Descida do Rio Sado”, atividade náutica aberta à população, com a presença de diversos tipos de embarcações, que se realiza amanhã em Setúbal.

Devido à previsão de vento do quadrante sudoeste/oeste com alguma intensidade, o trajeto, inicialmente programado entre o Moinho de Maré da Mourisca e o Parque Urbano de Albarquel, com uma extensão de cerca de 25 quilómetros, passa a ser dentro dos esteiros do estuário do Sado, uma zona abrigada, com uma dezena de quilómetros.

A partida, às 09h30, e a chegada são no Moinho de Maré da Mourisca, estimando-se que a meia centena de participantes, em embarcações movidas a remos, pagaias e velas, estejam no rio durante cerca de três horas.

Com esta alteração de percurso imposta pela meteorologia, a iniciativa assume ainda mais a dimensão de passeio náutico, com a possibilidade de serem avistados flamingos, pelo que a organização, a cargo da Câmara Municipal, em parceria com os clubes de Canoagem de Setúbal e Naval Setubalense e com o apoio logístico da empresa 100 Entrada, sugere que os participantes se façam acompanhar de máquinas fotográficas.

A iniciativa, uma das novidades do calendário desportivo dos “12.os Jogos do Sado”, de participação gratuita, é direcionada a turistas náuticos e atletas federados maiores de 18 anos, ou menores desde que autorizados pelos encarregados de educação.

O evento náutico tem início às 09h30, no Moinho de Maré da Mourisca, onde, meia hora antes, há oferta de café e bolo. Após o passeio, cerca das 13h30, realiza-se um beberete.

A Autarquia, com base nos recursos existentes no Centro Náutico Municipal, disponibiliza caiaques de um ou dois lugares, com coletes e pagaias, a quem estiver interessado.

Estes participantes ou aqueles que pretendam fazer o transporte das suas embarcações através dos meios logísticos camarários disponibilizados para a iniciativa devem concentrar-se às 08h00 no Parque Urbano de Albarquel.

 

 

Fonte: CMSetúbal

Partilhe esta notícia