A iniciativa “Reserva o Sábado”, dinamizada pelo CEA – Centro de Educação Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro decorre, em abril, excecionalmente, no dia 11, e não, como é habitual, no primeiro sábado de cada mês.

Em março, o ‘Reserva do Sábado’ reuniu duas dezenas de participantes em torno do tema “Charcos com Vida”. Os charcos são massas de água parada ou de corrente muito reduzida, de tamanho superior a uma poça e inferior a um lago (mais de 1 hectare de superfície). De caráter permanente ou temporário, a Mata Nacional da Machada tem alguns charcos, todos eles muito importantes para a manutenção da sua biodiversidade.

No âmbito desta ação, conduzida pelos biólogos Ana Ferreira e Mauro Hilário, do Grupo Flamingo, os 20 participantes puderam fazer a captura de espécies, como o tritão-de-ventre-laranja, e observar ovos de tritão, larvas de libélula, larvas de efémeras, barqueiros e outros macros invertebrados, bem como escaravelhos-de -água e rãs-verdes.

De volta ao CEA, alguns exemplares das espécies encontradas foram observados à lupa e projetados em grande dimensão na tela, tendo sido focadas as suas marcas distintivas. Todas as espécies capturadas foram, no final, libertadas no habitat onde se encontravam.

Para participar inscreva-se através da Linha Verde 800 912 070 (gratuita).