Mais de 4100 voluntários vão movimentar o DIA B a 6 e 7 de junho

Inscrições abertas até 31 de maio

Nos próximos dias 6 e 7 de junho, o Barreiro será palco da 3ª edição do DIA B EM MOVIMENTO. Mais de 4100 voluntários irão invadir a cidade com a realização de ações de limpeza urbana, realização de murais, instalações artísticas, requalificação de edifícios, mobiliário urbano e espaços verdes.

Serão dois dias cheios de cor e convívio para todos os voluntários, reforçando, assim, a ideia de uma cidadania ativa.

Quem quiser participar, ainda pode fazê-lo, através de inscrição online no site http://diab.cm-barreiro.pt, até ao dia 31 de maio.

No dia 6, irão participar 27 escolas, com mais de 80 ações, nomeadamente: EB1/JI nº 5 do Barreiro; EB1 nº 6 do Barreiro; EB1 nº 8 do Barreiro / JI nº1 Alto do Seixalinho; EB nº 9 do Barreiro; EB 2/3 D. Luís Mendonça Furtado; EB1 e 2/3 Quinta Nova da Telha; Escola Secundária de Casquilhos; Escola Secundária Augusto Cabrita; EB 2/3 Padre Abílio Mendes; JI do Bairro 25 de Abril; EB1/JI Telha Nova 1; EB 2/3 Quinta da Lomba; Escola Secundária de Santo André; JI nº 2 da Verderena; EB1/JI do Barreiro (antiga escola 7); EB 2/3 e Secundária Alfredo da Silva; EB1/JI nº1 do Lavradio; EB1/JI nº2 do Lavradio; EB1/JI dos Fidalguinhos; EB 2/3 Álvaro Velho; EB1 de Palhais; EB1 de Coina; EB1/JI Vila Chã; EB1 Penalva; EB 2/3 c/ Secundária Santo António e EP Bento de Jesus Caraça. Participam, ainda, neste dia a “Voz do Operário” e o “Externato o Início”.

Para responder às propostas feitas pela Comunidade Educativa, a Câmara Municipal com as Uniões de Freguesias; Junta de Freguesia de Santo António da Charneca e as empresas parceiras irão disponibilizar cerca de 1500 litros de tinta, centenas de pinceis, rolos, trinchas, entre outros materiais de pintura. Serão, ainda, facultadas 175 vedações, regadores, ervas aromáticas e dezenas de flores para os canteiros e hortas pedagógicas.

Neste dia, os encarregados de edução interessados irão participar nas iniciativas a desenvolver nas escolas do Concelho.

No Sábado, cerca de 1000 voluntários nas ruas.

No dia 7 de junho, cerca de um milhar de voluntários irão arregaçar as mangas em meia centena de intervenções, no Concelho.

 

As ações que já se encontram confirmadas são:

Pintura da fachada do Mercado Municipal de Coina; Requalificação das mesas do parque de merendas da Mata da Machada; Limpeza da praia de Palhais; Pintura artística da fachada URDC Coina; Limpeza do mato do Castelo do Outeiro; Pintura do Parque Infantil da Rua das Acácias (Vila Chã); Pintura de um Posto de transformação na Cidade Sol junto à USF; Pintura de outro Posto de Transformação na Cidade Sol junto ao Centro Comercial 2; Limpeza Pinhal Vilas da Serra; Pintura do Coreto; Pintura da fachada junto ao antigo passarinheiro; Pintura de mobiliário urbano no Bairro da Liberdade; Pintura do muro do Bonfim (Av. do Bocage); Pintura de muros nas perpendiculares à Rua João Prates; Pintura de mobiliário urbano nas traseiras da antiga delegação da JF Verderena; Pintura dos muros do Bairro Alfredo Silva; Limpeza e pintura de mobiliário urbano do Planalto Casquilhos; Limpeza área envolvente à coletividade “Os Leças”; Pintura de muro e resguardo situado na Av. Fuzileiros Navais; Pintura de mobiliário urbano do Parque da Cidade; Pintura de Mini Campo do Parque da Cidade; Pintura do gradeamento do Polidesportivo da Zona 4; Pintura do mobiliário urbano da Praça S Francisco Xavier; Limpeza da Praia Copacabana; Plantação cinco árvores na Rua Capitão Aviador; Limpeza da área envolvente ao CDIR 31 de Janeiro “Os Celtas”; Pintura da fachada do Mercado Municipal 25 de Abril; Limpeza da Escola Conde Ferreira; Pintura de muros e Polidesportivo 1º de Maio no Bairro das Palmeiras; Pintura de mural artístico com Iúri Coelho no Jardim dos Franceses; Muro alusivo ao festival Barreiro Rocks na fachada GDR “Os Ferroviários”; Limpeza da praia de Alburrica; Conclusão da pintura do hangar do Fabril; Conclusão da pintura do hangar dos Escuteiros 1108; Pintura artística na fachada do Pateo Albers pelo artista Rodolfo; Pintura do muro frente ao Mercado Municipal do Lavradio; Pintura pilaretes JJ Fernandes; Pintura da Estação do Lavradio; Pintura do mobiliário urbano do Parque Maria Machado; Requalificação do túnel de acesso ao “Pátio dos Bichos”; Pintura do mobiliário urbano do Parque junto à antiga escola Adães Bermudes; Pintura do mobiliário urbano do Parque Catarina Eufémia e instalação artística; Pintura do mobiliário urbano do Parque Infantil da Av. Bento Gonçalves; Pintura do mobiliário urbano de dois parques Infantis da Urbanização dos Fidalguinhos; Pintura em Stencil por Luís “Kikko” e Bruno Contreiras na Rua Eusébio Leão; Pintura de mural artístico por Miguel Baldé na Urb. dos Loios; Pintura de mural artístico por António Rocha; Pintura de 3 moloks pelo artista Dário Santos; Limpeza da praia na Rua Miguel Pais e Limpeza da Praia da Barra – a – Barra.

 

 

Fonte: CMBarreiro

 

Partilhe esta notícia