Vários locais do Concelho do Barreiro têm uma “nova cara”, fruto do trabalho de cerca de 6000 mil voluntários que, nos dias 13 e 14 de maio, participaram em ações de pinturas, limpeza, arranjo de espaços verdes, murais e instalações artísticas, entre muitas outras.

 

Cerca de 60 intervenções nas escolas e 50 ações no espaço público e coletividades foram realizadas no âmbito do Dia B, que contou com a participação de 28 escolas, mais de 20 coletividades/associações/IPSS e 25 parceiros, além do apoio dos funcionários da Autarquia na confeção de refeições para os participantes, na recolha de lixo, etc.

 

De salientar, nesta edição do Dia B, a criação da APP, que pode ser descarregada em http://goo.gl/XxzhXP, para iOS, e http://goo.gl/D70MhL, para Android. O utilizador com maior número de check-in na APP foi “Mirkado” (nickname) – explorador “B-Boss”, com 29 check-in realizados, que irá receber um prémio surpresa da Opticalia. Entretanto, apesar de terminado este desafio, os utilizadores podem continuar a fazer check-in nos vários locais intervencionados alargando a Galeria Comunitária no website do Dia B.

 

Sofia Martins, Vice-Presidente da CMB, e Mónica Duarte, Coordenadora do Dia B da Autarquia, destacaram a maior organização, este ano, nas intervenções, fruto, em parte, do envolvimento da população e das entidades na preparação do projeto. Salientaram ainda o ‘espírito de proteção’ em relação aos locais intervencionados, ou seja, há uma tendência para que estas zonas sejam, não só no Dia B, mas ao longo do ano, preservadas pela população.

 

Parcerias

Em termos de apoios e parcerias, esta edição do Dia B contou com as seguintes entidades: AKI; AMAZING CHANGE; GREEN IMAGIN; LOJA DA FLOR; MACDONALDS; MARCONTIN; NEWCHANGE; OPTICALIA DE SANTA MARIA; PAPELARIA UNIVERSAL; PASTELARIA MODERNA; PINGO DOCE; RESOPRE; STALBA; SUMA; TORTAS DE AZEITÃO; ADP FERTILIZANTES; AMARSUL; FISIPE; BAR RESTAURANTE ASSOCIAÇÃO DE FUZILEIROS.

Na divulgação contou com o apoio de CP – CAMINHOS DE PORTUGAL; FORUM BARREIRO; TCB – TRANSPORTES COLECTIVOS DO BARREIRO; TRANSPORTES LISBOA e Clube de Fotógrafos do Barreiro. Em termos de design e comunicação, é parceiro a ADHESIVE DESIGN.

 

Escolas

JI nº 3 do Alto do Seixalinho; EB1/JI nº 5 do Barreiro; EB1 nº 6 do Barreiro; EB1 nº 8 do Barreiro; JI nº 1 Alto do Seixalinho; EB2/3 D. Luís Mendonça Furtado; ES Casquilhos; ES Augusto Cabrita; EB 2/3 Padre Abílio Mendes; JI do Bairro 25 de Abril; EB1/JI Telha Nova 1; EB2/3 Quinta da Lomba; JI nº 2 da Verderena; EB1/JI do Barreiro (antiga escola 7); JI Bairro das Palmeiras; EB1/JI nº1 do Lavradio; EB1/JI nº2 do Lavradio; EB1/JI dos Fidalguinhos; EB 2/3 Álvaro Velho; EB1 de Palhais; EB1 de Coina; EBS Sto. António da Charneca; EB da Penalva; EB Sto. António da Charneca; EB da Vila Chã; JI Fonte do Feto; EPBJC e ES Sto. André.

 

Coletividades/associações/IPSS

Banda Municipal do Barreiro; Associação de Mulheres com Patologia Mamária; Liga dos Amigos do Hospital Distrital do Barreiro; Escuteiros 690, 1180, 74, 1011; Corporações de Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública e Sul e Sueste; Marinha; Fuzileiros; CATICA; JI “Os Reguilas”; Voz do Operário; Associação NÓS; AURPIL; SFAL; Associação Africana; GD Fabril; GDR “Os LEÇAS”; Rancho Barreiro; CDIR 31 Janeiro “Os Celtas”; Centro Social de Santo António; União Desportiva de Vila Chã; URCD Coina; GRU Penalvense; Santoantoniense FC; ADAO; Escola Conde Ferreira; SIRB “Os Penicheiros”; GD Fabril; Centro Sócio Cultural do Bairro da Liberdade; Associação PERSONA; Núcleo de Fraternidade Santo André; GD 1º de Maio – Bairro das Palmeiras; FC Beira-Mar.

 

 

Fotos em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1717798555137730.1073741939.1429254950658760&type=3

 

 

+INFO: http://diab.cm-barreiro.pt/ + https://www.facebook.com/DiaB.MovimenteEstaIdeia + http://www.cm-barreiro.pt/ + https://www.facebook.com/municipio.barreiro + APP

Partilhe esta notícia