O “Dia B”, mega ação de voluntariado urbano, do Barreiro, realiza-se nos dias 13 e 14 de maio – o 13 será dedicado a escolas e zonas envolventes, e o 14, com as intervenções a terem uma forte incidência no espaço público e espaços coletivos, nomeadamente do movimento associativo local.

 

 

O prazo para apresentação de projetos para constarem na programação desta iniciativa, com o mote “Participe na maior ação de voluntariado de sempre” – que no ano passado reuniu seis milhares de voluntários e realizou mais de 100 projetos (apresentados por escolas e comunidade), aos quais se associaram 32 parceiros –, encontra-se a decorrer, até 20 de março. As inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento de formulário no link http://diab.cm-barreiro.pt/, ou efetuadas no Posto Turismo ou União/Junta de Freguesia da área de residência. A 4 de abril abrem as inscrições para os voluntários que poderão proceder do mesmo modo.

 

A Apresentação Oficial da edição deste ano do evento, a 5ª, decorreu ao final da tarde da passada sexta-feira, 12 de fevereiro, na Associação Desenvolvimento Artes e Ofícios (ADAO), com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, da Vice-Presidente, Sofia Martins, da Coordenadora do Projeto, Mónica Duarte, de Pedro Alexandre Santos, Partner & Director Criativo, da Adhesive / brand+Digital Designers , que idealizou a imagem do “Dia B”, representantes associativos, entusiastas do “espírito do B”, entre outros.

 

O espírito coletivo, de cidadania e de sentido de “bem, comum” foram expressões transversais aos discursos da tarde.

Na ocasião, a Vice-Presidente da CMB, Vereadora responsável pelas Obras Municipais, Jardins e Espaços Verdes, Rede Viária e Equipamentos Municipais, sublinhou a “fortíssima transformação” que resulta e tem resultado da realização do “Dia B”, não apenas dos espaços intervencionados mas dos próprios cidadãos que praticam as ações.

 

“Isto é um projeto de todos nós, da comunidade, das escolas (…), de todos os barreirenses”, enfatizou a Coordenadora do Projeto.

 

O responsável da Adhesive/Design Studios explicou que a imagem reflete “a construção coletiva” que é o Dia B.

 

O Presidente da CMB foi, ainda, mais longe ao afirmar que toda a ideia do projeto foi sendo “apropriada” pelas pessoas.

 

Até esta sexta-feira, já se encontravam inscritas 24 escolas, com 55 projetos, totalizando 3800 participantes (exclusivamente da comunidade educativa).

 

O “Dia B” tem como Áreas de Intervenção: Arte Pública, Espaços Verdes, Sensibilização Ambiental, Intervenção em Espaços Públicos e Coletivos.

De salientar que esta abertura e destaque para a receção de ideias a implementar nos espaços coletivos visa homenagear o associativismo enquanto escola de vida coletiva, de cooperação, de solidariedade, de cultura, de autonomia, de humanismo e cidadania.

 

O “DIA B 2015 – Movimente Esta Ideia!”, refira-se, foi um dos dez vencedores do Prémio “Todos Queremos Um Bairro Melhor” – promovido pela Revista “Visão” com a parceria da Comunidade EDP e o Alto Patrocínio da Presidência da República – obtendo um prémio no valor de 5000€, que contribuiu para a aquisição de materiais. O Dia B integrou um grupo restrito de dez projetos distinguidos, entre 324 candidaturas.

 

Fotos da edição de 2015: http://www.cm-barreiro.pt/uploads/writer_file/document/6488/dia_b_fotos.pdf

 

 

 

Histórico

2015

  • + de 6000 Participantes;
  • O Dia B recebeu o prémio EDP/Visão “Todos Queremos Um Bairro Melhor” entre 324 projetos nacionais.

 

2014

  • 5500 Participantes;
  • 27 escolas, 80 projetos, 3000 alunos e 700 encarregados de educação intervieram no pátio escolar;
  • No dia seguinte, o apelo foi dirigido para o espaço público comum com projetos a desenvolver em parques, matas e vários muros da cidade.

 

2013

  • 4500 Participantes;
  • 118 ações e 26 parceiros;
  • A proposta foi bem recebida pelas escolas do concelho e em 2013 o Dia B passou a realizar-se durante 2 dias, um dedicado às escolas e o outro ao espaço público.

 

2012

  • 1500 Participantes;
  • A avaliação final resultou na necessidade e importância de envolver a comunidade educativa.

 

A organização do Dia B resulta de uma parceria Município do Barreiro, União das Freguesias (UF) Barreiro e Lavradio; UF Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, UF Palhais e Coina e Junta de Freguesia Santo Antonio da Charneca, entidades às quais se juntam dezenas de parceiros.

 

+ INFO: http://diab.cm-barreiro.pt/

Partilhe esta notícia