No dia 09 de abril, a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) dinamizou a iniciativa “Dia da Aeronáutica”, em parceria com as empresas INOVA+, QUASAR – Human Capital, LAUAK Portuguesa e Parque BlueBiz da AICEP.

A iniciativa surgiu no âmbito do projeto “AIRVET”, que integra diferentes empresas e entidades formadoras na área da aeronáutica com o principal objetivo de promover o sector da aviação junto dos jovens. Neste sentido, cerca de 50 alunos da Escola Secundária Sebastião da Gama de Setúbal foram desafiados a participar em diversas atividades, numa viagem pelo mundo da aeronáutica.

O dia iniciou com uma sessão de apresentação da INOVA+, na qual a Dr.ª Ana Ribeiro, representante da empresa, elucidou os alunos acerca dos diferentes projetos em que a INOVA+ participa. Estes projetos focam em especial fatores humanos, relativamente à garantia da segurança (no voo e em terra) e ao aumento do número de mulheres em profissões ligadas à aeronáutica.

Os alunos tiveram também a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre a história da aviação, o funcionamento do avião, a sua estrutura e aspetos a considerar na sua construção, através de uma palestra interativa, promovida pelo Prof. Doutor Nuno Nunes, docente da ESTSetúbal/IPS. Na sua intervenção, o docente destacou também a forte evolução que o sector e a ciência da aeronáutica têm vindo a alcançar, nomeadamente a nível da segurança dos passageiros nos voos e da população em terra. Outro dos aspetos focados na iniciativa foi a elevada empregabilidade que o ramo da aeronáutica dispõe, pois atualmente assiste-se a uma elevada procura de recursos humanos qualificados nesta área. Esta realidade foi abordada pelo Dr. Carlos Maio, representante da empresa QUASAR, que na sua intervenção apresentou as várias possibilidades de carreira no sector aeronáutico.

A iniciativa contou igualmente com uma visita ao laboratório e centro de maquinação da ESTSetúbal/IPS, onde os alunos obtiveram mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos por estudantes e docentes da ESTSetúbal/IPS no domínio da aeronáutica, bem como acerca dos materiais compósitos utilizados em diferentes peças da estrutura dos aviões. Esta atividade proporcionou, ainda, aos alunos uma experiência diferente e única através da experimentação do simulador de voo da ESTSetúbal/IPS.

No período da tarde teve lugar uma visita às instalações da fábrica de componentes aeronáuticos LAUAK Portuguesa, que teve como objetivo proporcionar aos jovens o contacto com a realidade profissional da indústria aeronáutica.

Ainda no âmbito do evento, os alunos deram asas à imaginação na atividade de aeromodelismo, onde sob a orientação de docentes e estudantes da ESTSetúbal/IPS construíram planadores, considerando sobretudo o peso e estabilidade dos modelos. O dia terminou com uma competição, na qual os alunos participaram divididos em equipas com os respetivos aeromodelos, tendo sido premiado o que alcançou maior pontuação na prova que avaliava a distância de voo, elegância e design.

 

Partilhe esta notícia