O Dia dos Avós no Centro dos Reformados e Idosos da Baixa da Banheira (CRIBB) contou com um programa de atividades bastante diversificado, recheado de surpresas e envolvendo vários protagonistas desde a equipa técnica da instituição, os “Avós” da resposta social de Centro de Dia, os seus netos e família, bem como os “Netinhos” da resposta social de creche e os seus respetivos avós.

 

Num clima de grande ternura e cumplicidade o dia iniciou-se com uma dinâmica intergeracional no âmbito do Projeto “Avós e Netinhos” que envolveu os utentes idosos e as crianças da creche numa sessão de cinema na qual assistiram entusiasmados ao filme de animação “A Maior Flor do Mundo” baseado no conto homónimo de José Saramago. Seguiu-se um momento musical também partilhado no qual as duas gerações cantaram e dançaram um tema musical trabalhado nas sessões conjuntas do Projeto de Terapia pela Musica em curso no CRIBB “Sons ConVida”, este encontro terminou em festa e alegria com a oferta de cartões decorados pelas mãos das crianças aos “avozinhos” do CRIBB.

 

As emoções e afetos positivos pautaram este dia especial, sendo que no período da tarde, o CRIBB uma vez mais acolheu com muita satisfação e alegria as famílias dos seus utentes, unindo várias gerações num mesmo espaço de partilha: Avós, filhos e netos participaram em várias dinâmicas de grupo que envolveram técnicas como a fotografia e a expressão plástica com o intuito de elevar a autoestima dos envolvidos, reforçar os laços existentes e valorizar as forças das famílias. De modo a estender o convívio e o sentimento de afiliação e partilha, a instituição proporcionou um lanche para todos.

 

Segundo o presidente da Direção, José Capelo, a iniciativa realizada foi uma vez mais uma aposta ganha num dos pilares fundamentais das ações intergeracionais que a instituição aposta e promove no seu dia a dia e que são os afetos. Foi muito positivo ver as dinâmicas criadas pela dedicação da equipa técnica envolvendo várias gerações e que tem proporcionado importantes frutos na mais valia que resulta da interação de jovens e menos jovens na partilha de experiências.

Partilhe esta notícia