No âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro, assinalado amanhã [dia 12 de maio], o Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) promove atividades em escolas secundárias da região e o Workshop “Cuidados Efetivos, Custos Efetivos – Que Desafios?”, que tem lugar pelas 15h00, na ESS/IPS, campus de Setúbal do IPS.

No período da manhã, os alunos das Escolas Secundárias Romeu Correia, Dom Manuel Martins e Lima de Freitas de Setúbal, têm a oportunidade de conhecer melhor a realidade profissional do enfermeiro, através das sessões de apresentação realizadas pelos estudantes da licenciatura em enfermagem da ESS/IPS sobre o curso, a escola e alguns aspetos da profissão.

As comemorações prosseguem com o Workshop “Cuidados Efetivos, Custos Efetivos – Que Desafios?”. Esta atividade conta com as intervenções do Prof. Doutor Julian Perelman, docente da Escola Nacional de Saúde Pública, do Dr. Luís Amaro, Diretor Executivo do ACES Almada Seixal, e da Senhora Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (2004 – 2012), em torno dos temas “Conceitos e desafios do atual Sistema de Saúde”, “Sistema de Saúde orientado para os Cuidados de Saúde Primários” e “Cuidados Efetivos, Custos Efetivos – O papel do enfermeiro na gestão eficaz desta relação”, respetivamente.

Com a realização destas ações, a ESS/IPS procura assinalar a importância do papel do enfermeiro no sistema de saúde e na qualidade de vida das populações, preparando simultaneamente os estudantes, através da sua integração na iniciativa, para os futuros desafios profissionais.