No próximo dia 18 de Abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A Câmara Municipal do Montijo irá, no próximo fim-de-semana, associar-se às comemorações com visitas ao Santuário da Atalaia e ao centro histórico da cidade.

Assim no dia 18 de Abril, Sábado, pelas 15h00, terá lugar uma visita guiada ao Santuário da Atalaia, classificado como Monumento de Interesse Público, incluindo visita à Igreja e aos três Cruzeiros.

No domingo, dia 19 de Abril, pelas 10h30, realizar-se-á uma visita guiada ao Roteiro Azulejar Civil, um passeio pelo centro histórico da cidade, com ponto de encontro frente ao Museu Municipal, no decurso do qual os visitantes terão a oportunidade de apreciar os exemplares de azulejaria, que revestem algumas das fachadas da cidade, aprendendo um pouco mais sobre a sua relevância e significado artístico.

Criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios em 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios pretende sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.

O tema sugerido para o ano em curso foi “Conhecer, Explorar, Partilhar”. Conhecer, para melhor explorar a potencialidade dos recursos patrimoniais na sociedade contemporânea e partilhar o que nos rodeia, preservando a identidade local e a ligação às comunidades, face a um mundo cada vez mais globalizado.

Esta é mais uma iniciativa da Câmara Municipal do Montijo com o objetivo de valorizar e promover o património concelhio. Recorde-se, que no passado fim-de-semana as comemorações do Dia Nacional dos Moinhos e do Dia dos Moinhos Abertos contou com a presença de mais de 200 pessoas no Moinho de Maré do Cais e cerca de 160 visitantes no Moinho de Vento do Esteval.

As visitas guiadas carecem de marcação prévia para o número 21 232 78 94 ou para o email cultura@mun-montijo.pt.

Partilhe esta notícia