Para marcar o início da Primavera e celebrar o Dia Mundial da Floresta, a Câmara Municipal de Almada preparou um amplo programa de atividades, entre 19 e 27 de março.

Eco-trocas, ateliês sobre construção de hortas em pequenos espaços, um mercado de produtos hortícolas e plantas mediterrânicas, horas do conto, distribuição de materiais pedagógicos em escolas, recolha de selfies e o lançamento de uma aplicação para telemóvel sobre o filme “Papel de Natal” são algumas das iniciativas programadas.

 

Ação Reciclar para Plantar

Dias 19 e 20 de março – Casa Municipal do Ambiente

Serão oferecidas árvores, arbustos e plantas aromáticas, típicas da flora portuguesa, a quem trouxer materiais recicláveis. Por exemplo, 10 embalagens de leite ou sumo podem ser trocadas por uma planta.

Limitadas a duas plantas por munícipe.

Ateliês Uma horta na cidade

Oficinas onde serão apresentadas noções básicas para a construção de uma horta num pequeno espaço na cidade, como uma varanda ou uma floreira.

Inscrição prévia.

Ateliês “Uma horta na cidade: Práticas de agricultura sustentáveis”

19 de março – das 14H30 às 17H30

Casa Municipal do Ambiente, Almada

21 março – 14h30 às 17h30

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, Costa Caparica

Oficina prática de introdução à construção de uma horta biológica num pequeno espaço na cidade. Noções básicas sobre práticas de horticultura biológica, substratos, transplantes, rega, ferramentas a utilizar, espécies vegetais recomendadas, consociações, principais pragas e doenças e como combatê-las.

Inscrições: Até 17 de março

Ateliê  “Compostagem e Biofertilizantes caseiros”

20 de março – das 14H30 às 17H30

Casa Municipal do Ambiente, Almada

Oficina prática de construção e manutenção de um compostor doméstico a colocar num apartamento ou varanda. O que é a compostagem e a vermicompostagem, exemplos de soluções, materiais a colocar, cuidados a ter e aplicações do composto, serão alguns dos conteúdos abordados de forma demonstrativa.

Inscrições: Até 17 de março

Mande-nos uma selfie

Para premiar aqueles que participam na ação “Almada Reciclar para Plantar”, será oferecida uma lembrança especial às primeiras 50 fotografias que forem enviadas até dia 27 de março. Essas fotos, tipo selfie, devem incluir a pessoa que plantou e a planta em si, ou as plantas adotadas em anos anteriores, que tenham sido preferencialmente plantadas no concelho de Almada.

Venha ao Mercado da Horta

Dia 21 de março – das 10h às 18h

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, Costa Caparica

Junto ao Jardim Urbano, em S. João da Caparica, um mercado de rua onde vários produtores da região dão a conhecer o seu trabalho e produtos. Aqui encontra plantas mediterrânicas para o seu jardim ou varanda, produtos hortícolas, artesanato natural, pomadas medicinais, mel, compotas feitas com produtos locais, e muito mais.

Traga os seus filhos a uma hora do conto

Dias 19 e 20 – Casa Municipal do Ambiente, Almada

Público-alvo: Crianças de 1.º Ciclo, 1 turma por sessão.

Inscrições: Até 17 de março

Herberto, de Lara Hawthorne

19 de março – das 10H30 às 11H30

Casa Municipal do Ambiente, Almada

Herberto é uma lesma irresistível no modo como descobre o mundo à sua volta, aprendendo a dar o devido valor às coisas importantes, mesmo que estas pareçam pequenas.

A árvore das folhas A4, de Carles Cano e Carlos Ortin

20 de março – das 10H30 às 11H30

Casa Municipal do Ambiente, Almada

Era uma vez uma árvore que sabia que um dia se converteria em papel. Uma primavera, quando chegou a hora de renovar o seu vestuário e brotar folhas novas, vestiu-se de folhas de papel A4. Mas como será viver assim durante todo o ano?

Partilhe esta notícia