Um passeio entre o Parque do Bonfim e o Parque Urbano de Albarquel, com a participação de duas dezenas de pessoas e uma dezena e meia de cães, assinalou esta manhã, em Setúbal, o Dia Mundial do Animal.

 

Na ação, técnicos municipais e voluntários fizeram-se acompanhar de cães alojados no CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Setúbal, para “apelar à sua adoção e chamar a atenção para a importância da causa do bem-estar animal”, salientou a vereadora do Ambiente, Carla Guerreiro.

 

A autarca, que fez questão de agradecer a participação de todos, durante uma pequena paragem do passeio na Praça de Bocage, lembrou que os animais quando são recolhidos “não devem ficar eternamente no CROAC”, pois este é um local de acolhimento temporário.

 

No entanto, muitos acabam por ficar mais tempo do que o previsto, daí a necessidade de ações como a desta manhã, de modo a sensibilizar as pessoas para visitarem o CROAC e adotarem mais um membro para a família.

 

“Estes animais estão disponíveis para adoção e quando saem do CROAC para a casa das pessoas já estão esterilizados, com as vacinas em dia e com a identificação eletrónica. Todos levam da nossa parte uma garantia de saúde.”

 

O CROAC, localizado no Parque Municipal de Poçoilos, tem lotação para trinta animais, mas a Câmara Municipal de Setúbal está a desenvolver um projeto para alargamento da capacidade até oitenta animais e melhoramento das condições, tendo em conta a necessidade de, por vezes, o alojamento demorar mais tempo do que o previsto.

 

“O objetivo é criar um local onde os animais têm uma pequena casa para se abrigarem, e não uma jaula, e onde podem movimentar-se, com alguma liberdade, num espaço ao ar livre”, sublinhou a vereadora Carla Guerreiro.

 

O projeto do novo CROAC do Município de Setúbal aguarda aprovação por parte da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária para que a autarquia possa dar início às obras de requalificação e alargamento do espaço.

 

Outra medida a implementar pelo município no âmbito da sensibilização para a adoção dos animais alojados no CROAC é a realização de um Dia da Adoção por mês, não obstante as adoções poderem efetuar-se a qualquer momento através de agendamento prévio com os serviços veterinários municipais.

 

No segundo sábado de cada mês, a começar já no dia 13, o CROAC está aberto a visitas, durante a parte da manhã, e os veterinários encontram-se disponíveis para prestar esclarecimentos sobre os procedimentos de adoção.

 

Na ação realizada esta manhã, treze cães passearam pela cidade, com início no Parque do Bonfim, defronte da Escola Secundária Sebastião da Gama, de onde um grupo de três amigas saiu para se voluntariar a acompanhá-los até ao Parque Urbano de Albarquel.

 

Joana Farinha e Alexandra Gomes, 18 anos, e Inês Elias, 16, são apaixonadas por animais e confessam que, se pudessem, adotavam um dos “meninos” que levaram a passear.

 

“Eles são tão lindos. Por mim levava todos para casa, mas já tenho muitos em casa. Já não tenho espaço”, lamentou Inês.

 

A jovem, que costumar participar em ações de voluntariado numa associação animal, agradece a iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, que considera “muito importante para chamar a atenção das pessoas para este problema”.

 

 

Partilhe esta notícia