A convite da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, o conceituado psiquiatra e terapeuta familiar Daniel Sampaio vai estar no Auditório Municipal da cidade no dia 19 de janeiro (sábado), pelas 16h, para apresentar o seu mais recente livro “Do telemóvel para o mundo: pais e adolescentes no tempo da Internet”.

A obra, a sua 27ª, aborda numa linguagem coloquial, mas rigorosa a mais atual problemática com que se confrontam adolescentes, pais e educadores hoje em dia: a relação dos jovens com a Internet e as redes sociais. Apresentando a Internet como uma oportunidade de proximidade, Daniel Sampaio disponibiliza um guia prático aos pais sobre como utilizar esta ferramenta nas relações com os filhos, que vivem muito no mundo virtual e na Internet, principalmente através do telemóvel. Revela também problemas de má utilização, nomeadamente a vulgarização da intimidade através das redes sociais, como o Instagram, Facebook, WhatsApp, Snapchat e o YouTube. Aborda ainda – e porque estes temas continuam a estar na ordem do dia para os adolescentes – a relação dos jovens e dos educadores com a sexualidade, as drogas e o álcool, relatando casos clínicos específicos.

Daniel Sampaio nasceu em 1946, em Lisboa. Doutorou-se na especialidade de Psiquiatria em 1986, é Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa e tem coordenado, no Hospital de Santa Maria, unidades de intervenção para adolescentes em crise. Foi um dos introdutores da Terapia Familiar em Portugal, a partir da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, que fundou em 1979. Tem-se dedicado ao estudo dos problemas dos jovens e das suas famílias e publicou diversos livros sobre o tema.

Fonte:CMAlcácer do Sal

Partilhe esta notícia