O trabalho de doutoramento do professor Bruno Damas, docente da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), foi eleito pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR) como a melhor tese de doutoramento em robótica do país, no ano 2014.

Intitulada “Learning and Sensorimotor Coordination of Anthropomorphic Robotic Systems”, a tese tem como objetivo o desenvolvimento de novos algoritmos de aprendizagem automática que permitam dotar os robots de uma maior autonomia. No âmbito do trabalho de doutoramento foram desenvolvidos algoritmos de aprendizagem estatística que permitem que um robot possa, em tempo real, aprender a mover-se com base no fluxo de informação proveniente dos seus sensores, melhorando progressivamente o seu desempenho na execução de uma tarefa enquanto a tenta simultaneamente realizar.

Para o docente esta distinção “é particularmente recompensadora, pois culmina um trabalho de doutoramento longo e laborioso, durante o qual foi necessário procurar constantemente um equilíbrio precário não só com a atividade de docência na ESTSetúbal/IPS como também com a vida familiar”, frisando, ainda, que este prémio “confirma também a elevada qualidade geral do corpo docente da ESTSetúbal/IPS”.

Atribuído anualmente pela SPR, durante o Festival Nacional de Robótica 2015, este prémio visa estimular a inovação e o rigor do trabalho de investigação, bem como divulgar trabalhos científicos de qualidade realizados nos vários domínios da robótica.

Partilhe esta notícia