O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Setúbal (Portugal), apresentada por Dom Gilberto Délio Gonçalves Canavarro dos Reis, em conformidade com o cân. 401 § 1 do Código de Direito Canônico.

O Santo Padre nomeou Bispo de Setúbal (Portugal) o Rev.do Padre José Ornelas Carvalho, SCI, ex-Superior Geral dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).

Dom José Ornelas Carvalho nasceu aos 5 de janeiro de 1954 em Porto da Cruz (Madeira), na Diocese do Funchal. Depois de ter frequentado o Seminário diocesano de Funchal ingressou no Colégio Missionário “Sagrado Coração”, no Funchal, dirigido pelos Padres Dehonianos e completou os estudos liceais no Instituto Missionário “Sagrado Coração”, de Coimbra. Fez o Noviciado em Aveiro, a emissão dos votos temporários na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus a 29 de setembro de 1972 e em 23 de setembro 1977, fez a profissão perpétua.

Após a ordenação sacerdotal, em 9 de agosto de 1981, ele ocupou, entre outros, os seguintes cargos: Vice-Reitor do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide; Professor de Sagrada Escritura na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa; Secretário da Faculdade em Lisboa; Conselheiro Provincial; Prefeito dos estudos no Seminário Nossa Senhora de Fátima; Vice-Provincial; Superior Provincial  e Superior Geral dos Dehonianos.

 

 

 

Fonte: Rádio Vaticano

Partilhe esta notícia