Setúbal homenageou no sábado à noite o ator Ruy de Carvalho num evento com música e teatro integrado no programa comemorativo do nascimento de Luísa Todi.

Perto de duzentas pessoas estiveram no Fórum Municipal Luísa Todi para assistir a “Trovas & Canções, Atores, Poetas e Cantores”, um tributo ao ator Ruy de Carvalho no âmbito do 262.º aniversário do nascimento da cantora lírica setubalense.

O espetáculo, do ciclo “Luísa Todi homenageia…”, juntou no palco três gerações de atores – Ruy de Carvalho, o homenageado, e João de Carvalho e Henrique de Carvalho, filho e neto. A cantora e atriz Sónia Costa, Ricardo Gama, que interpreta guitarra portuguesa, e João Correia, que toca guitarra clássica, completaram um elenco, que contou ainda com a participação especial da atriz e fadista Anita Guerreiro.

Na plateia, a assistir ao tributo, esteve o cantor setubalense Toy, que foi convidado a subir ao palco para interpretar um tema com Ruy de Carvalho.

Durante as interpretações foram recordados temas famosos de escritores e compositores como Pedro Homem de Mello, José Luís Gordo, José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Mário Moniz Pereira, Ary dos Santos, Manuel Alegre, Florbela Espanca, José Luís Tinoco e Aníbal Nazaré.

Manuel Pisco, vereador da Câmara Municipal de Setúbal, relembrou as ligações familiares de Ruy de Carvalho e Anita Guerreiro à cidade. Por ocasião do aniversário de Luísa Todi, o autarca realçou a importância de homenagear as figuras emblemáticas da cidade.

Partilhe esta notícia