No ano letivo 2015/2016, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) é Parceira para Portugal do “Consumer Classroom”, um projeto europeu que gere uma plataforma na internet que oferece conteúdos em educação do consumidor.

 

O “Consumer Classroom” é especialmente dirigido a professores e tem como propósito gerir o sitio na internet, disponível em http://www.consumerclassroom.eu/pt, através de um consórcio que envolve 24 entidades parceiras.

 

Para além do acesso e intercâmbio de conhecimentos na área da educação do consumidor, os docentes encontram uma extensa biblioteca de recursos pedagógicos, desde artigos a vídeos provenientes de toda a União Europeia em várias línguas, incluindo o português. A plataforma disponibiliza, ainda, ferramentas interativas e colaborativas personalizáveis que os docentes podem explorar e partilhar com os seus alunos.

 

A ESE/IPS atua como Parceiro das Equipas Nacionais por Portugal, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido na área da educação do Consumidor, através do envolvimento em vários projetos de âmbito internacional.

 

O projeto “Consumer Classroom” conta com o financiamento europeu sendo promovido pela União Europeia, DG-SANCO e EAHC (Agência de Execução para a Saúde e os Consumidores entretanto substituída pela Agência de Execução para os Consumidores, a Saúde e a Alimentação – CHAFEA).

 

Este projeto de pesquisa-ação nasceu a partir da primeira iniciativa do género intitulada “Dolceta” (Development of On Line Consumer Education Tools for Adults), que perdurou de 2005 a 2011, dando origem a “Dolceta 2.0” em 2011 e posteriormente substituída em 2012 pela “Consumer Classroom”.

 

Mais informações em www.ese.ips.pt

Partilhe esta notícia