Faltam já poucos dias para o Encontro “Pensar a Educação”, marcado para o próximo sábado, dia 8 de novembro, às 10h, no Auditório Municipal António Chainho em Santiago do Cacém. A ocasião promete um amplo debate em torno de um tema quente, que está longe de gerar consensos e que traz ao município grandes figuras do panorama nacional ligadas à Educação.

O Encontro é organizado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém e o presidente da autarquia, Álvaro Beijinha, espera “um dia de muita discussão à volta de um tema que é transversal a toda a sociedade”. A expectativa do Presidente da CMSC é adensada pelo facto de se viverem “momentos muito tumultuosos no que diz respeito à Educação. O ano letivo teve um início, como todos sabemos, com imensos problemas”.

Mário Nogueira (FENPROF), José Barata Moura (Professor Catedrático e ex-reitor da Universidade de Lisboa), Paulo Guinote (autor do blog “A Educação do meu Umbigo”) e Bárbara Wong (editora da secção online do jornal Público), entre outros, são garantia de interesse e qualidade nas comunicações ao longo do dia. “Vamos ter aqui um conjunto de figuras, de pessoas ligadas à educação, com provas dadas nesta área, que tem como objetivo fundamental discutir um tema que não é consensual, que gera muitas discussões, muitas formas de encarar o processo educativo”, sublinha Álvaro Beijinha. Ao organizar o Encontro, a Câmara Municipal pretende proporcionar esta ampla discussão “à comunidade escolar, em particular, mas também à população de uma forma geral”.

O Presidente da CMSC classifica a temática como “fundamental na nossa sociedade” e deixa “um convite a todos” para um dia em que, acredita, se ficará “com uma noção muito mais efetiva daquilo que são os problemas da educação, e também daquilo que são, certamente, as soluções e os vários caminhos que poderemos percorrer para ter uma educação e um ensino público de maior qualidade”.

O Encontro estrutura-se em dois painéis: “A educação enquanto fator emancipador dos indivíduos e das sociedades” (manhã) e “Educação: encruzilhadas e desafios” (tarde), ambos moderados por dois dos mais experientes e conceituados professores do Município. O primeiro painel é moderado por Sérgio Pereira Bento (docente no Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém) e o segundo vai ter a moderação de Manuel Estrela Raposo (docente já aposentado do Ensino Secundário).

As inscrições são gratuitas, decorrem até esta quinta-feira, e são limitadas à capacidade do Auditório. As fichas de inscrição, programa completo e informações adicionais poderão ser encontradas no site oficial da CMSC, em www.cm-santiagocacem.pt.

Partilhe esta notícia