O Município de Palmela recebeu, na sexta-feira, dia 15, as 1.140 lâmpadas correspondentes à primeira fase de implementação do projeto “EduLUX – Eficiência energética na iluminação interior de Escolas Básicas”. A entrega foi assinalada simbolicamente, nos Armazéns Gerais da Câmara Municipal de Palmela, com a presença da Presidente da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, Fernanda Pésinho, do Vereador da Educação, Adilo Costa, e do Vereador com o pelouro da Iluminação Pública e Eficiência Energética, Pedro Taleço.

Este projeto é promovido pela S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os Concelhos do Barreiro, Moita e Montijo e está a ser implementado pela ENA nos Municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, sendo cofinanciado em 70% a fundo perdido pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, através do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica.

Vai ser abrangida mais de uma dezena de escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Palmela, com a substituição de lâmpadas tubulares fluorescentes de tecnologia T8 por estas lâmpadas tubulares LED, intervenção a realizar durante a pausa letiva do verão. Esta medida vai permitir não só reduzir os consumos de energia nas escolas, como também melhorar a qualidade e aumentar o conforto na iluminação das salas de aulas. Esta é mais uma medida para a implementação do Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela (PAESP).

Nesta primeira fase, são entregues aos Municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra 3.866 lâmpadas LED, de um total de 7.729 unidades previstas para estes três concelhos (Palmela irá receber mais 1.099 lâmpadas na segunda fase, num total de 2.239). No dia 25 de março, às 9h30, a ENA vai promover, na sua sede, em Setúbal, a cerimónia simbólica de entrega das lâmpadas, com a presença dos presidentes dos três municípios.

Partilhe esta notícia