Durante as férias de natal (entre 18 de dezembro, sexta, e 4 de janeiro, segunda, – exceto dias 24 e 31), a Câmara Municipal de Sesimbra terá em funcionamento dois refeitórios escolares, de confecção local, (Escola Básica n.º 3 da Quinta do Conde e Escola Básica de Sampaio), que distribuirão refeições, em regime de catering, às restantes escolas básicas do primeiro ciclo e jardins de infância do concelho.

 

Estão abrangidos por este apoio todos os alunos do 1.º ciclo inscritos nas Atividades de Tempos Livres das associações de pais e crianças do pré-escolar que neste período se mantêm nos jardins-de-infância na Componente de Apoio à Família (entre as 8 e as 18.30 horas). No total, vão ser servidas cerca de 150 refeições por dia para o 1.º ciclo e 170 no pré-escolar.

 

A Câmara Municipal assegura as despesas de funcionamento dos refeitórios.

Tal como nos períodos letivos, o valor das refeições por aluno varia consoante o escalão de posicionamento no abono de família.

 

Este apoio escolar de âmbito social iniciou-se há quatro anos, numa altura em que se verificou que muitos dos alunos do escalão A da Ação Social Escolar deixavam ter acesso a uma refeição completa. A autarquia começou por entregar cabazes alimentares às famílias, o que ainda hoje acontece (Foram distribuídos esta semana 200 cabazes).

 

Posteriormente começou a fornecer refeições a estas crianças nas escolas e mais tarde alargou o apoio a todas as crianças do 1.º ciclo e pré-escolar que estão em contexto escolar durante a pausa letiva.

 

O que começou por ser um apoio a agregados mais carenciados é hoje um apoio alargado e fundamental para muitas famílias  que, por motivos profissionais ou outros, não têm opções para as crianças nas férias de Natal .

 

 

Partilhe esta notícia