Setúbal é terra de pescadores. Uma cidade que termina e começa no Sado. O rio foi, desde sempre, uma fonte de inspiração e sustento, onde gerações de setubalenses navegaram em pequenos barcos de madeira, para sustentar as suas famílias e alimentar os seus sonhos. Para homenagear estes homens e mulheres e as suas embarcações, o Centro Comercial Alegro Setúbal convidou a artista Teresa Melo e seis IPSS para Seniores, de Setúbal, a intervir num barco de madeira, transformando-o numa peça artística que homenageasse a cidade e a arte da faina. O resultado é a obra “ART BOAT” que dá nome ao Projeto.08 do Arte em Toda a Arte.

A inauguração, marcada para o dia 9 de outubro, às 10h30, no Mercado do Livramento, conta com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, do Diretor-geral da Immochan, Mário Costa, da artista plástica Teresa Melo e dos utentes das instituições locais envolvidos na conceção da obra.

A peça em si é dividida em duas partes: a exterior, revestida com mais de 20 mil pioneses dourados, simboliza o perigo e a coragem e a parte interior é composta por peças criadas pelos utentes das seis instituições envolvidas e que simbolizam o seu quotidiano: Centro Comunitário de Sta. Maria da Graça; Santa Casa da Misericórdia de Setúbal – Centro de Apoio a Terceira Idade (CATI); Associação de Socorros Mútuos Setubalense; Venerável Ordem Terceira da Nossa Senhora do Carmo; Centro de Apoio aos Idosos Dependentes – Santa Casa da Misericórdia de Setúbal e Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Azeitão (AURPIA).

O Arte em Toda a Parte assume-se como um projeto de natureza artística que ao longo de mais de um ano promoverá a realização de intervenções artísticas no município de Setúbal, bem como a conceção e exposição de obras de arte em espaços públicos, entre muitas outras iniciativas.

O projeto contará com a participação de artistas portugueses consagrados, artistas locais (região de Setúbal) e artistas internacionais, tendo sempre uma componente de integração e participação da população setubalense. De salientar que as obras realizadas durante o projeto serão integradas na arquitetura do futuro Centro Comercial Alegro Setúbal.

Até agora o “Arte em Toda a Parte” apresentou 7 projetos: Projeto 01 – ART IN PROGRESS (intervenções nos tapumes da obra do Alegro Setúbal); Projeto 02 – ALEGRO HAPENNINGS (recolha de resíduos para criação de escultura. Bisnau é um golfinho de 5 metros que está agora no Parque Urbano de Albarquel em Setúbal); Projeto 03 – ART’IN’MOTION (intervenções nas betoneiras da obra do Centro Comercial Alegro Setúbal), Projeto 04 – STREET’ART (mural de 20m criado no Auditório José Afonso em homenagem ao conhecido fotógrafo setubalense Américo Augusto Ribeiro); Projeto 05 – WORK.ART (7 artistas plásticos criaram peças de arte tendo como fonte de inspiração a construção do futuro Alegro Setúbal e que podem ser vistas no novo estacionamento do Centro Comercial); Projeto 06 – SOMOS TODOS ALEGRO (mural com fotografias de rostos de setubalenses) e Projeto 07 – OUTDOOR GALLERY (galeria de ilustração ao ar livre em 5 outdoors da cidade).

Partilhe esta notícia