A construção de duas rotundas na Avenida das Nacionalizações, a requalificação da Rua da Indústria, a substituição de árvores e a lavagem de passeios nos Fidalguinhos foram algumas das questões abordadas na visita à Freguesia do Lavradio realizada hoje, dia 30 de julho, no âmbito do Projeto Municipal de Participação, Democracia, Cidadania e Comunicação.

Na ocasião participaram o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto e Carvalho, e os vereadores Sofia Martins, Rui Lopo, Regina Janeiro e Sónia Lobo e técnicos da CMB. A União das Freguesias de Barreiro e Lavradio (UFBL) fez-se representar pela sua Presidente Ana Porfírio, pela vogal Margarida Graça e pelo tesoureiro, Adriano Maria.

Para o final do verão, prevê-se a construção de duas rotundas na Avenida das Nacionalizações e a requalificação da Avenida entre estas novas infraestruturas, a cargo da empresa Galp e do Parque Empresarial Baía do Tejo.

Ainda nesta Avenida, no cruzamento que dá acesso ao Pingo Doce, segundo a Vereadora Sofia Martins, está prevista a retirada dos semáforos que se encontram no local, sem qualquer uso.

Na Rua da Indústria, a empresa Lidl irá construir novas instalações a poucos metros das atuais (onde se encontra o seu parque de estacionamento, trocando com este de local) e irá requalificar a referida rua, segundo anunciou o Vereador Rui Lopo.

 

FIDALGUINHOS

As zonas com maior densidade populacional vão ser objeto de intervenção por parte da CMB, no que toca à substituição de árvores e à lavagem de passeios. A CMB irá, segundo informou Sofia Martins, avançar com um plano de arborização para as referidas áreas.

No Parque Infantil dos Fidalguinhos nº 2, junto à Escola Superior de Tecnologia, será retirada a vedação, em ferro, localizada a poucos metros do mesmo. Esta estrutura deixa de fazer sentido, uma vez que, agora, o Parque tem a sua própria estrutura de proteção.

Um dos problemas dos Fidalguinhos prende-se com falta de limpeza dos lotes privados, vazios e sem construção, pelo que Sofia Martins considera importante a CMB notificar os seus proprietários para a limpeza dos mesmos.

Ainda nos Fidalguinhos, o chão da Praça Eduardo José de Almeida Fernandes necessita de reparação. A intervenção ficaria orçada em 300 mil euros. Dada a elevada quantia, a Autarquia não pode intervir para já.

 

ESCOLA Nº2 DO LAVRADIO COM PROJETO CONCLUÍDO

No âmbito desta visita foram, também, referenciadas as reparações de portas e janelas da Escola nº 2 do Lavradio, executadas por parte de uma empresa adjudicada pela UFBL.

Em relação aos espaços exteriores deste estabelecimento de ensino, a CMB dispõe de um projeto, já concluído, para a construção de um campo de jogos e brinquedo de parque infantil. A obra será realizada de uma forma faseada segundo informou a Vereadora Sofia Martins.

No topo da Rua 6 de Janeiro, existe um varandim que apresenta uma evidente degradação, com risco para os transeuntes. A CMB irá estudar uma solução para o local.

Em relação ao edifício da Escola Adães Bermudes (antiga Escola Primária), a CMB tem realizado contactos no sentido de encontrar uma entidade que a possa reabilitar e dar-lhe um uso social.

No que se refere ao Jardim Natércia Couto, vulgo Jardim da Estrela, situado ao lado da Escola, a Presidente Ana Porfírio sugere a possibilidade de alteração, ou reforço de espécies florais, mantendo a mesma configuração deste jardim de época.

 

 

Fonte: CMBarreiro

Partilhe esta notícia