A sede do Vitória Futebol Clube Ermidense recebeu, no dia 27 de junho, a Sessão Solene Evocativa do Centenário de Ermidas-Sado, uma organização da Junta de Freguesia local e do Grémio Ermidense Primeiro de Agosto, com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

O calor abrasador não impediu que a emoção dominasse um momento que foi especial para a freguesia e para a sua população. A Junta de Freguesia de Ermidas-Sado, pelas mãos do atual Presidente Carlos Parreira, distinguiu todos os ex-Presidentes da Junta desde a implementação do Poder Local Democrático e, juntamente com o Grémio Ermidense Primeiro de Agosto, distinguiu todas as instituições e coletividades da freguesia que estão no ativo, tendo sido ainda agraciadas as empresas CP e SIAS, em torno das quais a freguesia se viria a desenvolver nos seus primórdios.

Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, marcou presença na sessão e testemunhou “uma ocasião de enorme simbolismo, importância e também de emoção para muitos que, ao longo dos anos, têm acompanhado a vida de Ermidas-Sado, das suas gentes, das suas instituições e das suas coletividades”, destacando o “decisivo e inestimável contributo de todos os ermidenses neste percurso centenário”.

Marcaram presença, entre outros, deputados da Assembleia da República de quatro forças políticas, a presidente da Assembleia Municipal de Santiago do Cacém, Paula Lopes, os Vereadores da CMSC Margarida Santos e Norberto Barradas, membros da Assembleia de Freguesia de Ermidas-Sado, bem como Presidentes de Juntas de Freguesia do Município e ex-autarcas, que não quiseram deixar de se associar a este momento importante para Ermidas-Sado. A sessão foi animada pelo Coro da Casa de Pessoal do Instituto de Emprego e Formação Profissional e contou ainda com a celebração de um Acordo de Colaboração entre o Grémio Ermidense Primeiro de Agosto e a família proprietária do Cine Teatro Vitória. O centésimo aniversário da freguesia assinala-se no próximo dia 1 de Agosto.

Partilhe esta notícia