Enfrentando a gripe naturalmente

 

Hoje sabemos que a gripe é causada pela ação do vírus Influenza mas há milhares anos não existiam meios para identificar tais microrganismos. Então a etiologia das doenças era atribuída aos fenómenos observados na natureza. Daí, à luz da medicina oriental, as constipações e gripes são causadas por energias externas do tipo vento, frio, humidade. Contudo, o conhecimento da existência dos vírus não retira veracidade à etiologia da gripe segundo a Medicina Tradicional Chinesa, pois o vento, o frio e a humidade são energias que, quando conseguem passar a nossa barreira de defesa e penetram no organismo, criam as condições ideais para o desenvolvimento de doença, neste caso a gripe.

A Medicina Tradicional Chinesa trata a gripe com plantas medicinais e por meio de técnicas, entre as quais a acupuntura, que visam precisamente introduzir energia do tipo calor no organismo e reforçar a energia defensiva.

A melhor estratégia é mesmo a prevenção e neste campo a Medicina Chinesa vai ao encontro das recomendações dos mais antigos, não virar as costas ao vento, proteger-se das correntes de ar, não andar descalço, aquecer os pés com água quente e sal, entre muitas outras. Na realidade conseguimos encontrar nas teorias orientais algum fundamento para tais crenças. É na região dorsal do tronco que se encontram os pontos mais sensíveis à entrada da energia vento e frio, daí ser importante proteger as costas e o pescoço. É na planta do pé que se inicia o meridiano do rim, através do qual o frio pode penetrar mais profundamente no organismo. Por isso é importante manter os pés aquecidos, e a imersão dos pés em água salgada estimula a energia renal, importante para o nosso sistema de defesa.

Então, manter o corpo quente é fundamental e para isso, para além de nos agasalharmos, podemos ingerir um bom chá. Limão, canela e gengibre é uma boa receita para prevenir a gripe. Para além disso, evitar o sedentarismo, fazer algum exercício físico como a caminhada e fazer uma alimentação equilibrada, pobre em açúcar e em gordura animal, pois estes enfraquecem as nossas defesas, são bons conselhos para nos mantermos saudáveis.

Aproveitemos bem esta quadra, boas festas, sem gripe!

 

Ana Sequeira

Especialista em Medicina Tradicional Chinesa

Partilhe esta notícia