A Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal (AAIPS) entregou ontem, dia 10 de novembro, à Cáritas Diocesana de Setúbal, os bens alimentares, de higiene, fraldas e roupa, entre outros, recolhidos durante a semana de integração aos novos estudantes.

O momento contou com a presença de vários membros da AAIPS, do Presidente da Cáritas de Setúbal, Eugénio Fonseca e do Presidente do IPS, Pedro Dominguinhos.

Bruno Fragueiro, representante da AAIPS, fez um balanço positivo desta ação solidária, referindo que “foi recolhida uma boa quantidade de produtos” e que esta atividade contribuiu também para “uma envolvência da Associação, do Instituto e dos estudantes com a comunidade”, frisando ainda que “é importante formar valores […] e os valores da solidariedade devem ser educados e ensinados aos novos estudantes”.

Na opinião de Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas de Setúbal, este tipo de ações revela “que há jovens que têm sentido cívico […] por isso ficamos muito satisfeitos quando os vemos entrar nestes dinamismos da solidariedade”. Considera que esta atividade demonstra também “que os alunos e restante comunidade do nosso IPS estão realmente motivados para a dimensão cívica dos seus projetos de vida”.

No IPS, para além da missão de formar quadros altamente qualificados “a educação em termos de valores torna-se também uma meta relevante na nossa atuação do dia-a-dia e este é um exemplo organizado pelos estudantes”, referiu Pedro Dominguinhos. Ainda neste contexto, para o Presidente do IPS estas iniciativas permitem aos estudantes alcançar “um crescimento em termos de valores e em termos de integração na própria comunidade”, revelando que “existem outras iniciativas pensadas, como a colaboração com o Banco Alimentar a que nos iremos associar no último fim-de-semana de novembro e adicionalmente iremos fazer uma recolha dirigida a estudantes mais carenciados”.

Os bens foram entregues no Centro Social Nossa Senhora da Paz, da Cáritas de Setúbal.

Partilhe esta notícia