Demanda por jogos relacionados a epidemias globais dispara durante o bloqueio

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Basta dar uma olhada nas prateleiras dos supermercados para ver o impacto que o coronavírus teve em nosso comportamento.

Mas com grande parte dos EUA e da Europa em confinamento, parece que o vírus também está mudando os tipos de entretenimento com os quais procuramos nos distrair.

Os dados divulgados pelo G2A.com, que é usado por mais de 20 milhões de jogadores, revelaram uma mudança significativa no interesse e demanda em torno do mercado de jogos online nos últimos meses.

Durante esses tempos desafiadores, não é surpresa que as pessoas estejam procurando nos videogames oportunidades para se manterem conectadas e entretidas.



(Imagem: Ndemic Creations)



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A plataforma de negociação de jogos revela que houve um aumento de 200% na demanda por jogos relacionados a epidemias globais e um aumento de 75% em jogos de sobrevivência, como State of Decay e The Division 2, durante os primeiros meses de 2020.

A Plague Inc, lançada há oito anos, teve o maior aumento (6100%) em popularidade, de acordo com a loja online.

Ele agora tem 130 milhões de jogadores em todo o mundo.

O jogo simula a propagação de vírus e doenças e encarrega o jogador de ser o patógeno enquanto o mundo responde para evitar mortes.

Se soa familiar, deveria – é o cenário que vem sendo noticiado desde que os primeiros casos de coronavírus começaram na China em janeiro.

Acho que é uma curiosidade mórbida, diz o CEO e cofundador da G2A, Bartosz Skwarczek.

A razão para o aumento é porque as pessoas estão procurando informações para entender melhor a complexidade da situação [em que estamos] e o surto viral que temos globalmente.



(Imagem: Ubisoft)


No entanto, embora esses jogos sejam construídos sobre alguns modelos e previsões, devemos, é claro, sempre lembrar que são apenas jogos, não são modelos científicos que descrevem a realidade, acrescenta.

Recentemente, o jogo se envolveu em um verdadeiro drama político, pois as vendas do jogo aumentaram muito nas primeiras semanas do surto de coronavírus na China, o governo chinês ordenou sua remoção, alegando que o jogo inclui conteúdo ilegal na China, conforme determinado pelo a Administração do Ciberespaço da China.

Como resultado, o jogo de simulação de estratégia em tempo real agora apresenta um modo que permite salvar o mundo em vez de infectá-lo.

A nova adição vem junto com a doação do criador do jogo Ndemic de US $ 250.000 (£ 200.700) para ajudar a combater a epidemia de COVID-19 em todo o mundo.

O estúdio dividiu sua doação entre a Coalition of Epidemic Preparedness Innovations (CEPI) e o COVID-19 Solidarity Response Fund da Organização Mundial da Saúde.

Bartosz Skwarczek é o CEO da G2A, um site especializado na revenda de jogos comprados digitalmente

Bartosz Skwarczek é o CEO da G2A, um site especializado na revenda de jogos comprados digitalmente (Imagem: Bartosz Skwarczek)



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Oito anos atrás, eu nunca imaginei que o mundo real se pareceria com um jogo de Plague Inc., ou que tantos jogadores estariam usando Plague Inc. para ajudá-los a passar por uma pandemia real, disse o criador de Plague Inc., James Vaughan.

Estamos orgulhosos de poder ajudar a apoiar o trabalho vital da OMS e da CEPI enquanto trabalham para encontrar uma vacina para o COVID-19.

Para os jogadores hardcore, as medidas de distanciamento social inevitavelmente significaram mais tempo gasto na frente de consoles e PCs, mas a mudança no tipo de jogos que as pessoas em todo o mundo pesquisaram desde o surto sugere que não apenas os jogadores regulares, mas um número crescente dos jogadores casuais ou aposentados são os culpados pelos recentes picos de demanda.

De acordo com a G2A, o mercado de jogos também está vendo um retorno dos clássicos dos anos 90 e 2000.

Estamos vendo pais sendo trazidos por seus filhos para brincar com eles e estamos vendo adultos que não jogam há muitos anos, mas agora presos em casa, estão voltando aos hobbies que tinham há muitos anos.

Para mim, pessoalmente, isso foi meio surpreendente, diz Skwarczek.

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O site relatou um aumento de 851% nas buscas por títulos da velha guarda, como Worms Armageddon e Age of Empires, entre janeiro e março.

Mas o empresário polonês foi rápido em apontar que estava ciente de que as tendências atuais podem não durar.

Claro que não espero ter um interesse tão grande o tempo todo, pelo contrário, espero ter uma espécie de correção por algumas semanas quando o bloqueio acabar.

As pessoas vão querer voltar aos parques, aos cinemas, encontrar amigos, restaurantes e espero que neste tempo haja uma pequena correção com jogos.

Mas a tendência geral ainda será maior do que no passado.



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