A Escola Electrão, iniciativa que desafia as escolas ao encaminhamento adequado dos Resíduos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas & Acumuladores (RPA) para a Rede Electrão, está de volta com vários prémios, num total de 33 mil euros, para aqueles que mais resíduos reunirem. As escolas interessadas em participar podem inscrever-se até dia 18 de dezembro.

 

A Escola Electrão é uma campanha da AMB3E, com o apoio da Direção Geral da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, destinada às escolas do Ensino Básico (2º e 3º Ciclos) e do Ensino Secundário, que pretende sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, para a importância da reciclagem dos REEE e RPA.

 

Este projeto nasceu em 2008 e contou com quatro edições, nas quais foram recolhidas quase 5 mil toneladas de resíduos. Este ano, a iniciativa volta, com novos desafios e prémios ainda mais atractivos. A escola que reúna mais resíduos será premiada com 10 mil euros. As escolas que reunirem mais lâmpadas e pilhas receberão dois mil euros cada. Haverá, ainda, dois prémios per capita de 1500 e 1000 euros, bem como um prémio para a vencedora de cada distrito, de 750 euros.

 

Outra novidade desta edição é um prémio de sensibilização ambiental, que pretende destacar os projetos de educação ambiental que representem um benefício para a comunidade onde a Escola Aderente esteja inserida. Os projetos submetidos devem incluir a produção de um vídeo, complementado com um manifesto escrito, que demonstre, de forma apelativa e original, como implementar uma ação de sensibilização, recolha e encaminhamento adequado dos REEE e/ou RPA.

 

Pedro Nazareth, Diretor Geral da Amb3E, entidade que gere a Rede Electrão e responsável pela Escola Electrão, comentou: “A Escola Electrão é uma campanha com um histórico reconhecido, com resultados surpreendentes, tanto em termos de resíduos encaminhados para a Rede Electrão, como do número de participantes e do empenho demonstrado por todos. Este ano, resolvemos relançar a Escola Electrão e mobilizar novamente a comunidade educativa para fazer a diferença, incentivando a adopção de comportamentos mais sustentáveis.”

 

As recolhas de resíduos nas escolas irão decorrer entre janeiro e março de 2016, e os vencedores serão anunciados em junho. Esta campanha pode ser realizada em simultâneo com outros projetos no âmbito da sustentabilidade. Qualquer escola que queira participar pode fazer download do formulário de adesão aqui:

http://www.amb3e.pt/artigo.aspx?lang=pt&id_object=11933&name=

Partilhe esta notícia