São cada vez mais os jovens e adultos em Portugal que recorrem à utilização da linguagem de programação Scratch, desenvolvida pelo MIT e que este ano assinala o seu 10.º aniversário. No dia 20 de maio, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) alia-se às comemorações da divulgação pública do Scratch, com o “Scratch Day”, celebrado por todo o mundo com a realização de várias atividades.

 

São esperadas centenas de participantes que podem dar a conhecer os seus projetos, ideias e experiências em torno do Scratch, incentivando o crescimento da atual comunidade de programadores.

 

Durante o encontro vão também ser conhecidos os vencedores do Concurso Nacional de Programação “A Criar com Scratch!”, promovido pelo Centro de Competência TIC da ESE/IPS (CCTICESE/IPS) em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação e com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal.

 

O programa do evento inclui também outros desafios como a atividade “Explorar, programar, concorrer” onde os participantes têm de criar em 2 horas um programa em Scratch, sobre um tema que será conhecido apenas no momento; vários workshops na área de robótica e de iniciação à linguagem Scratch e ainda a oportunidade de realizar uma caça ao tesouro com a utilização de dispositivos móveis. O evento termina com a apresentação de projetos e entrega de prémios relativos à atividade “Explorar, programar, concorrer”.

 

A ESE/IPS tem estado fortemente envolvida na divulgação desta linguagem através do seu Centro de Competência TIC, que forma vários docentes e alunos, do ensino básico e secundário da região, na área das competências digitais com recurso ao Scratch.

 

Mais informações em eduscratch.dge.mec.pt

Assista ao vídeo sobre outras comemorações do Scratch Day na ESE/IPS