No próximo dia 07 de maio, a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) organiza a 4ª edição da iniciativa “Ouvindo os Idosos”, desenvolvida em parceria com a Rede EnvelheSeres e que tem lugar a partir das 09h00, na ESS/IPS, campus do IPS em Setúbal.

Esta ação, que envolve estudantes e docentes dos cursos de licenciatura em Enfermagem, Fisioterapia e Terapia da Fala da ESS/IPS e profissionais da Rede EnvelheSeres, pretende proporcionar a 42 pessoas idosas um dia diferente e que contribuirá para a melhoria da sua qualidade de vida no decorrer do seu processo de envelhecimento. Simultaneamente, procura-se despertar nos estudantes a compreensão das caraterísticas e das necessidades específicas das pessoas à medida que envelhecem, bem como desenvolver e otimizar competências comunicacionais. Para além das atividades dirigidas especialmente aos idosos, ocorrerá também a 2ª edição da sessão “Diálogo com os Técnicos”, destinada aos profissionais da Rede EnvelheSeres.

Cartaz_Idosos'14

 

O programa deste ano é composto, ainda, pela palestra “Comunicar em Saúde: o processo de envelhecimento”, diferentes Workshops e a formação “Falar de Demências”, que conta com a participação da Dr.ª Ana Bernardo, Médica e Diretora Clinica do Hospital Nossa Senhora da Arrábida. A formação será aberta a toda a comunidade com o principal objetivo de fomentar a partilha de experiências e reflexões, constituindo-se num momento de aprendizagem para todos os participantes.

O encerramento da cerimónia fica a cargo da SemperT’unos – Tuna da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.

Consulte aqui o vídeo da 3ª edição “Ouvindo os Idosos” em 2013.

 

 

 

Fonte : ESS/IPS

Partilhe esta notícia