A Escola Secundária de Pinhal Novo obteve mais um título nacional de orientação ao nível do Desporto Escolar. Foi em Lisboa, no fim-de-semana de 16 a 18 de maio que se disputou o nacional de Desporto Escolar, nos mapas do Jamor, Caselas e Quinta das Conchas. Desta vez a ES Pinhal Novo só apresentou uma equipa em iniciados masculinos- Pedro Moniz, João Viana, Hugo Glórias, Diamantino Silva e Rúben Lázaro. Embora a sua equipa de juvenis femininos seja claramente a 2ª melhor nacional e a de juvenis masculinos viesse certamente a lutar pelo título, as contingências das quotas “cegas” dos apuramentos criaram estas situações de injustiça.

 

A competição

No que respeita à competição, após as 2 primeiras etapas, a equipa de iniciados encontrava-se com uma desvantagem que corresponderia a uma diferença de 15 minutos em relação à escola classificada em 1º lugar. Tudo seria decidido na 3ª etapa- prova de estafetas. No primeiro percurso Pedro Moniz realizou um excelente tempo, não perdendo tempo em relação ao melhor atleta da equipa adversária, aspeto muito importante para manter a equipa moralizada. No 2º percurso, Hugo Glórias realizou igualmente um excelente percurso, colocando a equipa na liderança da estafeta, com 5 minutos de vantagem. Ainda faltavam recuperar 10 minutos no percurso de João Viana, tarefa extremamente difícil, pois teria que efetuar um tempo ao nível dos melhores. Assim aconteceu e a vantagem foi suficiente para que o seu adversário já não conseguisse recuperar. Vitória num escalão em que esta escola já não vencia desde 2008.

 

Perspetivas para Mundial 2015 na Turquia

Apesar de 3 destes atletas serem juvenis no próximo ano, a equipa de iniciados irá estar bem forte. Para além de outros iniciados que não puderam estar presentes neste nacional, a equipa de iniciados irá receber infantis de grande nível, já campeões no Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Também as infantis foram campeãs regionais e terão uma excelente equipa nas iniciadas.  As juvenis são a equipa que mais elementos irá manter no escalão, com muitas com grande margem de evolução. Os juvenis vão receber os iniciados e vão manter os 2 elementos mais fortes.

Tudo isto abrirá excelentes perspectivas para o apuramento para os Mundiais de Desporto Escolar de 2015, a disputar na Turquia. Se tal acontecer será a 7ª participação desta escola na competição.

 

Outros Atletas e não só

Individualmente esperavam-se também várias presenças no pódio. E confirmaram-se:

– Ricardo Ferreira, favorito, obteve o 2º em Juvenis Masculinos devido a uma 2ª etapa abaixo do seu nível. Bernardo Pereira, da Secundária de Palmela obteve o 3º lugar neste escalão;

– Pedro Moniz e Ana Rita Mota Ferreira foram 3ºs em Iniciados Masculinos e Juvenis Femininos, ficando Patrícia Romão em 4º lugar neste último escalão.

Para além destes atletas também ao nível da organização o concelho de Palmela esteve bem representado, com 4 elementos em que se destaca o prof. Ricardo Chumbinho, Coordenador Nacional da modalidade.

Ao nível da cerimónia de abertura dos Nacionais de Desporto Escolar, realizada na MEO Arena, grande destaque para  os “Bardoada”, com 2 atuações.

Partilhe esta notícia