O 37º Aniversário da APS,SA foi comemorado no passado dia 14 de dezembro e ficou marcado por uma homenagem ao antigo Presidente do Conselho de Administração, Eugénio Borralho.

A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA comemorou o seu 37º Aniversário no passado 14 de dezembro. Como habitualmente, a efeméride foi assinalada com a presença dos funcionários no ativo e aposentados, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, bem como os antigos Presidentes e Administradores do Conselho de Administração, que fizeram a história deste porto durante os seus quase 40 anos de existência.

Os 37 anos da APS ficaram ainda marcados por uma homenagem a Eugénio Borralho, antigo Presidente do Conselho de Administração, e grande impulsionador do projeto do Terminal XXI.  Numa cerimónia presidida por João Franco, Presidente do Conselho de Administração da APS, foi descerrada a placa toponímica que atribui o nome de Eugénio Borralho à via portuária de acesso ao Terminal XXI.

João Franco realçou a importância do desempenho do antigo Presidente da APS, e o seu contributo para que hoje Sines tenha um grande Terminal de Contentores. Hoje, Sines é o maior porto nacional em volume de carga movimentada, um dos quatro maiores da Península Ibérica, um dos vinte maiores da Europa e encontra-se já entre os cem maiores do mundo.

Eugénio Fialho Borralho, economista, foi presidente da APS de Outubro de 1993 a Maio de 2002, tendo já antes feito parte do Conselho de Administração da APS enquanto vogal. A sua intervenção na construção do atual Terminal de Contentores de Sines foi marcante, tendo sido um dos responsáveis pela contratualização e execução do mesmo.

Partilhe esta notícia