Ontem, quarta-feira, 8 de julho, foi entregue o prémio, em vale de compras, no valor de 500 euros, a Rui Morgado, o participante da equipa do Barreiro que mais quilómetros pedalou ao longo do mês de maio, no desafio ECC – European Cycling Challenge. Este vale será para a utilizar em artigos de ciclismo. A cerimónia, simbólica, realizou-se, nas instalações da Decathlon Barreiro, no centro comercial Barreiro Retail Planet, em Coina.

O Barreiro pedalou a grande ritmo no ECC. A equipa representante do Concelho, composta por 67 elementos, percorreu 6722 km, sendo 4599 km dentro das fronteiras geográficas do Concelho, números contabilizados na classificação deste desafio entre cidades europeias para utilizadores da bicicleta como transporte urbano diário. Foi, durante este período, evitada a emissão para a atmosfera de 929 kg de CO2, gás, como se sabe, nocivo para o planeta, um dos responsáveis pelas alterações climáticas – contributo para a preservação do ambiente.

Sendo a “contabilidade” dos quilómetros baseada na tecnologia GPS, através de uma aplicação descarregada para o smartphone dos inscritos – que registou deslocações, soma, em tempo real, das distâncias percorridas e soma dos quilómetros totais das equipas –, uma das mais-valias deste desafio passou, ainda, pelo Heatmap, registo gráfico, representado por cores, que permite a visualização das principais vias utilizadas.

A Decathlon Barreiro, recorde-se, associou-se à participação do Concelho oferecendo, além do prémio de 500 euros ao participante que mais quilómetros contabilizou, um vale de 10 por cento de desconto em artigos desportivos a todos os participantes do ECC, com exceção dos produtos em promoção.

O ECC, este ano na 4.ª edição – reconhecido em 2013 com o Prémio CIVITAS da Comissão Europeia –, promove a competição saudável entre cidades europeias na utilização da bicicleta como transporte urbano diário.

Este desafio é organizado pela cidade de Bolonha e pela Agência para a Mobilidade e Transporte Público Local. Em 2015, a cidade do Barreiro e a AMAL (Associação de Municípios do Algarve) foram as representantes portuguesas neste desafio. O Barreiro classificou-se na 33.ª posição, à frente de cidades como Barcelona ou Dubrovnik. Gdansk, na Polónia, foi a vencedora. Os seus 4516 participantes pedalaram 451.533 Km.

 

CMB

Partilhe esta notícia