A S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete promoveu no passado 22 de maio o evento final da medida GaME, que juntou cerca de 200 pessoas, entre alunos, professores, Agências de Energia parceiras do projeto e convidados, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, concelho da Moita.

A manhã foi preenchida com os alunos vindos de 20 escolas de vários pontos do país a percorrerem um conjunto diversificado de jogos interativos sobre a temática da energia e do ambiente e jogos exteriores se estenderam ao Parque José Afonso organizados pelas Agências Parceiras. No período da tarde, os presentes foram recebidos no auditório do Fórum Cultural pelo Presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia e pelo Presidente do Concelho de Administração da S.ENERGIA, Miguel Canudo, numa sessão onde as agências parceiras desta medida apresentaram a alunos e professores alguns dos seus projetos dedicados à comunidade escolar.

O momento de maior entusiasmo aconteceu com o anúncio dos premiados da segunda edição do GaME, com a presença dos professores e alunos que aceitaram o nosso desafio de, através de um jogo online, realizar uma auditoria energética à sua escola, colocando os alunos a participar em todos os passos do processo, desde a identificação das características construtivas dos edifícios, identificação dos equipamentos consumidores de energia, identificação das práticas de utilização energética na escola, e por fim, na elaboração de plano de melhoria para a sua escola, propondo às direções das escolas e agrupamentos a implementação de medidas tangíveis e implementado as medidas de sensibilização que eles próprios desenvolveram.

A classificação final desta segunda edição do GaME foi a seguinte:

01º Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (AMESEIXAL)

02º Agrupamento de Escolas da Lousã (AREAC)

03º Agrupamento de Escolas Nº 3 de Elvas (AREANATejo)

04º Agrupamento de Escolas Lima de Freitas (ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida)

05º Escola Secundária José Afonso (AMEAL)

06º Escola básica José Afonso, Alhos Vedros (S.ENERGIA)

No total, participaram, nesta segunda edição da Competição GaME, 36 equipas de todo o país, com um total de 223 alunos e 43 professores envolvidos. Cada um dos primeiros classificados recebeu um prémio que se traduz em medidas de eficiência energética para a sua escola.

Encerrada a competição “Ganha a Melhor Escola”, a medida GaME ainda não terminou. Nas próximas semanas estaremos a trabalhar com o parceiro tecnológico no desenvolvimento do Ee2, uma ferramenta de livre acesso para o setor residencial, em que todos poderão realizar nas suas habitações auditorias energéticas do mesmo modo que os alunos aprenderam a fazer nas suas escolas.

Este evento integrou-se nas atividades da Semana Europeia da Sustentabilidade organizada pela Comissão Europeia (EUSEW 2019), em colaboração com a ADENE – Agência para a Energia e a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente.

O “GaME – Ganha a Melhor Escola” é uma medida promovida pela S.ENERGIA e apoiada pelo PPEC – Plano de Promoção na Poupança de Consumo de Energia Elétrica da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), e tem como parceiros a ADENE – Agência para a Energia, AGENEAL – Agência Municipal de Energia de Almada, AMEAL – Agência Municipal de Energia e Ambiente de Loures, AMESeixal – Agência Municipal de Energia do Seixal, AREAC – Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro, AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo, Cascais Ambiente – Empresa Municipal de Ambiente de Cascais, ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.

Na página web http://www.ganhaamelhorescola.pt pode ser consultada mais informação sobre este projeto.

Partilhe esta notícia