Um “Outro Olhar” do concelho de Alcácer do Sal e da freguesia do Torrão em particular, capturado pela objetiva do fotógrafo alcacerense Sérgio Carraça, vai estar patente no Museu Etnográfico do Torrão.

A inauguração da exposição está marcada para o próximo sábado, dia 17 de janeiro, pelas 15h30, e vai contar com um momento musical protagonizado pela artista Maria João Fura, irmã do autor da mostra fotográfica.

Nas imagens patentes nesta exposição, Sérgio Carraça apresenta trabalhos em que foram aplicadas técnicas como o HDR, onde as zonas com mais ou menos luminosidade são retratadas de uma maneira bastante precisa, e a múltipla exposição, uma técnica onde os negativos ou diapositivos são expostos múltiplas vezes para obter imagens sobrepostas.

Sérgio Carraça nasceu em 1963. Alcácer do Sal é a terra que o viu crescer e onde estudou até ao 9º ano de escolaridade e começou desde muito novo a trabalhar com o seu pai em reparações de eletrodomésticos e TV. A sua profissão e o contato quase permanente com a mecânica, eletricidade, imagem e som permitiu-lhe desenvolver competências nestas áreas. A fotografia, uma paixão antiga, veio por acréscimo. Autodidata, embarcou na evolução tecnológica e, após diversas leituras para adquirir conhecimentos sobre técnicas fotográficas, começou a utilizar máquinas digitais e ganhou uma nova consciência e forma de ver o mundo. Olhar o céu, as estrelas, a lua, as paisagens do nosso planeta e ver as cores, a luz, o sol, as nuvens e a água são temas que o encantam e que nele desencadeiam uma grande vontade de criar imagens e de fazer mais e melhor através de um hobby que o satisfaz e muito lhe agrada. Foi através das redes sociais que começou a divulgar o seu trabalho, que lhe granjeou muitos elogios da parte de amigos e familiares e um forte incentivo para continuar a apreciar e a registar as vistas de Alcácer do Sal, do estuário do Sado e do nosso Alentejo. Entre 6 de dezembro de 2014 e 10 de janeiro de 2015 realizou a sua primeira exposição fotográfica, intitulada «Eu “Retrato” minha terra em imagens», que esteve patente no Auditório Municipal de Alcácer do Sal.

“Outro Olhar” pode ser visitada até 13 de março de terça a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h, e no primeiro e terceiro sábados do mês.

Partilhe esta notícia