Uma exposição de Matos Cardoso, com pinturas abstratas, foi inaugurada no sábado à tarde na Galeria Municipal do 11, em Setúbal, onde fica patente até 8 de outubro.

 

“Novos Horizontes” é o título da mostra, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e por José Matos Cardoso, que vinca o caráter inovador do artista.

 

Trata-se de um conjunto de 13 pinturas abstratas e picturais, como manchas e pingos de tinta de várias cores.

 

Outro dos traços que caracterizam a mostra “Novos Horizontes” é a importância dada ao objeto, a elementos comuns do quotidiano para realizar desenhos com esses materiais ou para obter os suportes de algumas pinturas.

 

Velhas portadas e tábuas são aproveitadas para suportar as pinturas que seduzem pelos fundos com diversas texturas e pela vibração e equilíbrio estético das cores.

 

A exposição inaugurada no sábado pode ser visitada até 8 de outubro, de terça a quinta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos sábados das 14h00 às 18h00.

 

José Matos Cardoso, artista plástico natural de Setúbal, frequentou, entre 1967 e 1969, aulas livres de desenho na Sociedade Nacional de Belas-Artes e vários cursos de gravura da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Partilhe esta notícia