No próximo dia 16 de maio, às 16 horas, a Câmara Municipal de Almada inaugura a exposição Ir a Banhos, no Museu da Cidade, situado na Cova da Piedade.

Esta exposição retrata as memórias das vivências associadas à praia no concelho de Almada, desde o uso balnear nas pequenas praias ribeirinhas da Mutela, Margueira e Alfeite (século XIX), à primeira colónia balnear da Trafaria (décadas de 1900/10/20), com referência à Cova do Vapor (década de 1940/50), e a “descoberta” da Costa da Caparica, com os seus quilómetros de praia contínua, que se tornou numa das mais importantes praias portuguesas a partir de 1925.

Fotografias, imprensa, vestuário, adereços de praia, publicidade, bilhética e testemunhos, darão uma leitura sobre o turismo balnear, numa abordagem até à atualidade, destacando a massificação das praias da Costa da Caparica como destino balnear da Área Metropolitana de Lisboa.

Patente ao público até ao final de outubro, a exposição Ir a Banhos proporciona ainda visitas guiadas, para grupos escolares e o público em geral, e ateliês para grupos organizados a partir do 1.º ciclo.

Partilhe esta notícia