Feira Medieval de Palmela | 22 a 24 de setembro

Candidaturas para feirantes a decorrer até 15 de agosto

 

Está a decorrer, até 15 de agosto, o período de aceitação de candidaturas para a Feira Medieval de Palmela, que se realiza entre 22 e 24 de setembro, numa organização da Câmara Municipal de Palmela com a ALIUS VETUS – Associação Cultural História e Património.

As/os interessadas/os em participar devem consultar o Procedimento de Participação em http://www.cm-palmela.pt/pages/1739 e enviar a ficha de candidatura para o e-mailfeiramedievalpalmela@outlook.pt.

Aquela que é, já, uma das maiores feiras medievais do país convida a uma viagem até ao período da formação da nacionalidade e às várias (re)conquistas de Palmela e do seu Castelo. Desfiles diurnos e noturnos, torneios, música, gastronomia, dança aérea e danças antigas, jograis, artes de rua, falcoaria, acampamentos temáticos, artesanato e mercado medieval são alguns dos principais atrativos desta grande festa no Centro Histórico de Palmela.

As entradas têm o valor de 2,50 euros para um dia e de 5 euros para os três dias. A entrada é gratuita para visitantes com idade igual ou inferior a 12 anos.

 

 

Oportunidades de voluntariado na Feira Medieval

 

A organização de uma iniciativa com a dimensão da Feira Medieval de Palmela cria oportunidades de voluntariado em diversas áreas, permitindo um novo olhar, a partir dos bastidores, o contacto direto com artistas e visitantes e experiências em produção de eventos. Quem tiver interesse em disponibilizar o seu tempo, a sua energia e a sua criatividade neste desafio, terá acesso a formação e deve inscrever-se através do link http://bit.ly/2gWB4v8.

 

 

Formação para a comunidade contribui para rigor histórico

 

Desde a primeira edição que a organização da Feira Medieval de Palmela teve, como objetivos estratégicos, envolver a comunidade e proporcionar um evento com grande rigor histórico, que contribua, de forma viva e dinâmica, para dar a conhecer episódios e personagens da História local e nacional. Para tal, a Câmara Municipal de Palmela, através do seu Museu Municipal, promove, anualmente, um programa formativo que abrange diversas áreas.

Este ano, as propostas de formação pretendem dotar as/os participantes de uma visão mais global sobre as diferentes culturas que se cruzaram na região, nesta época. As ações decorrem durante o mês de setembro, com inscrições já a decorrer através do e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou do telefone 21 233 66 40.

 

8 setembro | Oficina «Grafia Antiga»

21h00 – 23h00 – Igreja de Santiago, Castelo de Palmela

Participação gratuita limitada a 30 participantes e sujeita a inscrição prévia até ao dia 5 de setembro, às 16h30.

 

9 setembro | Visita à Mesquita Central de Lisboa – orientada por Sheikh Munir

Ponto de encontro: Largo de S. João, às 10h30

Opção de almoço na Mesquita (custo de 12€ por pessoa)

Regresso previsto para as 15h

Participação gratuita, limitada a 50 participantes e sujeita a inscrição prévia até ao dia 5 de setembro, às 16h30.

 

12 setembro | Visita à Sinagoga Shaaré Tikvá (Lisboa)

Ponto de encontro: Largo de S. João, às 9h30

Regresso a Palmela previsto para as 13h

Custo da visita: 5€ por pessoa

Limitada a 50 participantes e sujeita a inscrição prévia até ao dia 5 de setembro, às 16h30.

 

19 setembro | Formação em História Local – «As conquistas de Palmela – séculos XII-XIII»

20h30 | Castelo de Palmela

Formadora: Isabel Cristina Fernandes

Participação gratuita limitada a 30 participantes e sujeita a inscrição prévia até ao dia 18 de setembro, às 12h30.

Partilhe esta notícia