O concelho da Moita volta a receber a Festa da Marioneta, durante o mês de novembro, com dois espetáculos e uma exposição para toda a família. A Festa da Marioneta é uma iniciativa da ARTEMREDE – Teatros Associados.

“Não Toquem nas Minhas Mãos” é o espetáculo marcado para o dia 9 de novembro, às 11h, no auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira. Neste espetáculo, da Companhia Valeria Guglietti, da Argentina, as sombras chinesas encontram-se com o cinema mudo, a marioneta, o humor e a música, para criar uma coleção de histórias cheias de graça que fascinarão todo o tipo de público. Desde o princípio dos tempos que o homem tem convivido com a sua sombra. Começou a brincar com as suas mãos desenhando formas efémeras. Tornada arte pelos chineses há milhares de anos, as Sombras percorreram o mundo através dos tempos. “Não Toquem nas Minhas Mãos” é dirigido a crianças com mais de 3 anos e famílias.

No dia 22 de novembro, pelas 16h, o Teatro e Marionetas de Mandrágora sobe ao palco do auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, com o espetáculo “Casa dos Ventos”. Este espetáculo, para crianças maiores de quatro anos e famílias, narra uma viagem de duas personagens que pretendem manter a sua forma de estar, o seu espaço de afetos e emoções num mundo em transformação. Numa grande cidade, Alba e Maria tentam atravessá-la, carregando um moinho de vento às costas na procura de uma nova colina que lhes garanta um local para viverem. Mas a cidade respira, oprime e fascina. A casa parte da procura da integração das memórias pessoais e coletivas na vida quotidiana, olhando para os legados tradicionais como a possibilidade de construir a imagem de um futuro próprio, repleto de memórias e tradições reinventadas.

Os bilhetes (menores de 12 anos – 1,84 euros; Maiores de 12 anos – 3,05 euros) para ambos os espetáculos estão disponíveis no Fórum Cultural, na Baixa da Banheira.

Entre 4 e 29 de novembro, a Galeria de Exposições do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, recebe a exposição itinerante do Museu da Marioneta, composta por 13 painéis e alguns exemplares do acervo daquele museu, nomeadamente sombras chinesas, máscaras do Sri-Lanka e do Bali, marionetas de fios e de luva, entre outros. Os interessados poderão visitar a exposição gratuitamente, na qual terão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da marioneta e as especificidades deste tipo de teatro, acessível a todos os públicos e de todas as idades.

 

Horário da Bilheteira:

De 3ª a sábado – 14h30 às 19h30

Dias de espetáculo e cinema  – uma hora antes do início do espetáculo ou sessão.

Os bilhetes podem ainda ser reservados, através do telefone 210 888 900, no horário de funcionamento da bilheteira. As reservas têm de ser levantadas, no máximo, até 1h antes do início do espetáculo, com um limite de cinco bilhetes por reserva.

Partilhe esta notícia