Como manda a tradição, este ano a Festa de São Romão realiza-se no próximo fim de semana na Costa de Santo André, no Concelho de Santiago do Cacém, nos dias 9, 10 e 11, de agosto. Com um programa marcado por inúmeras iniciativas, mas onde a recriação dos tradicionais Banhos de São Romão marcam as festividades, a cargo dos Ranchos Folclóricos “Ninho de Uma Aldeia” de São Bartolomeu da Serra e Grupo de Dança Típica da Queimada, de Melides. Uma tradição que a Junta de Freguesia de Santo André organiza e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém apoia, para que se mantenha viva.

Era assim todos os anos, até meados do século passado, as gentes do campo no final dos trabalhos agrícolas desciam à Costa de Santo André. David Gorgulho, Presidente da Junta de Freguesia de Santo André recorda esse momentos, recriados nos dias de hoje “as gentes do campo vinham à praia numa autêntica romaria, com um cortejo que se realizava desde o interior do concelho, e traziam até ao litoral a sua maneira de estar ”.

Mas a festa não ficava por aqui, quando o calor apertava era vê-los a arregaçar as calças e elas a saia para se refrescarem nas ondas do mar. O folguedo seguia, fazia-se a corte às moças, brincava-se e partilhava-se, e havia dança, ao som do acordeão ou da gaita-de-beiços, pela noite dentro à luz de candeeiros a petróleo.

Quem for à Costa de Santo André está convidado a embarcar numa viagem ao passado, com um programa marcado por várias iniciativas do presente, onde não faltam os cortejos etnográficos (este ano com cerca de 60 participantes, o maior de todas as edições), os tradicionais bailes, animação musical, Zumba e os almoços partilhados no sábado e domingo “ o almoço era preparado na noite anterior, as mulheres praticamente não dormiam, e depois era partilhado num clima de comunhão muito próprio destas gentes”, explica David Gorgulho. 
E para que não lhe falte nada haverá venda de fruta, doçaria da região e artesanato.

Este ano o programa “Olhá Festa”, da SIC vai estar durante o domingo nas Festas de São Romão com transmissão no Jornal da Noite.

Partilhe esta notícia