A Costa de Santo André, no Concelho de Santiago do Cacém, acolhe a Festa de São Romão, nos dias 10,11,12 e 14 de agosto. Com um programa marcado por inúmeras iniciativas, mas onde os tradicionais Banhos de São Romão são o ponto alto das festividades. Uma tradição que a Junta de Freguesia de Santo André organiza e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém apoia, para que se mantenha viva.

 

Era assim todos os anos, até meados do século passado, as gentes do campo no final dos trabalhos agrícolas desciam à Costa de Santo André. Vinham em grande número nas carroças puxadas pelas bestas. Os banhistas vestidos dos pés à cabeça, “eles de calça preta e camisa branca, elas de saia rodada escura e blusa clara de mangas compridas. Já na praia, os carros eram colocados com os varais ao alto, bestas atrás à cervadeira. Improvisavam-se uns toldos feitos com colchas de cama, para resguardar do sol o lauto almoço bem regado a vinho tinto com a inevitável sobremesa de melancia.” (in CARVALHO, O.; SOUSA, J.; VALE, F. & MATIAS, J. (2015) – Relatório do Património Cultural e Natural (policopiado). Câmara Municipal de Santiago do Cacém.)

Mas a festa não ficava por aqui, quando o calor apertava era vê-los a arregaçar as calças e elas a saia para se refrescarem nas ondas do mar. O folguedo seguia, fazia-se a corte às moças, brincava-se e partilhava-se, e havia dança, ao som do acordeão ou da gaita-de-beiços, pela noite dentro à luz de candeeiros a petróleo.

Quem for à Costa de Santo André está convidado a embarcar numa viagem ao passado, com um programa marcado por várias iniciativas.

Programa

10 agosto (sexta-feira)
Tenda Multiusos 

18h00 – Abertura da Festa
19h30 – Grupo Coral Mineiros de Aljustrel
21h30 – Baile com Luís Candeias e Luís Godinho

11 agosto (sábado)

9h30 – Miss e Mister Praia Costa de Santo André (Org: Rádio Cidade Nova) – junto ao bar / apoio de praia “Lagoa ó Mar”– animação e aulas na praia: Zumba (Fitness da Flor), Ginásio Alphafitness e Hélio Souto – desfiles dos concorrentes
11h00 – Cortejo etnográfico e recriação do Banho de São Romão
13h00 – Almoço partilhado | Convívio
17h00 – Folclore com o Grupo de Dança Típica da Queimada – Valinho da Estrada  (Tenda Multiusos)
18h30 – Sunset com DJ LAS
21h30 – Baile com Paulo das Vacas e Neuza (Tenda Multiusos)

12 agosto (domingo)

11h00 – Cortejo etnográfico e recriação do Banho de São Romão
13h00 – Almoço partilhado | Convívio
17h00 – Valsa Mandada e Corridinhos com o Grupo de Dança Típica da Queimada – Valinho da Estrada
Tenda Multiusos

18h30 – Os Tiborna – música popular alentejana

21h30 – Baile com Ana e Edgar

14 agosto (terça-feira)
Tenda Multiusos 

22h00 – Teatro: “Pelos que andam sobre as águas do mar” (a partir d’Os Pescadores, de Raúl Brandão)
Projeto: Raquel Belchior / GALATEIA Edição e Produção Cultural, participação especial: Vozes Além’Tejo

Partilhe esta notícia