Os festivais Rock no Sado e Out.Fest, no distrito de Setúbal, a par com mais três festivais portugueses, estão nomeados para os Prémios Europeus de Festivais de Música 2014, cujos vencedores –  escolhidos pelo público, em votação online, e por um painel de especialistas – serão anunciados a 15 de janeiro, em Groningen, na Holanda.

Os European Festival Awards foram criados em 2009 para reconhecer “o árduo trabalho, visão e criatividade da indústria dos festivais”, explica a organização na página oficial.

Na categoria de melhor festival de grande dimensão, com mais de 40.000 espetadores, está nomeado o Rock no Sado, cuja segunda edição decorreu em agosto em Setúbal. Criado em 2013, pela CJP Eventos, com um conjunto de apoios, entre os quais o da autarquia de Setúbal o evento sadino dá espaço exclusivamente a artistas portugueses de música moderna.

Para melhor festival em espaços fechados – que ocupam várias salas numa ou mais localidades – está nomeado o Out.Fest – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro. O festival barreirense que já vai na sua 11ª edição, este ano, entre o passado dia 2 e o dia 5 de outubro, trouxe ao concelho da margem sul figuras de revelo do panorama internacional, designadamente o saxofonista alemão Peter Brötzmann e Peter Evans, os Faust, e os Dean Blunt.

Até 27 de outubro, o público pode escolher os festivais e os artistas preferidos em http://eu.festivalawards.com.

Os finalistas são divulgados a 4 de novembro, sendo que a eleição dos vencedores, além da votação pública, é feita com o contributo de um júri constituído por especialistas no setor.

Partilhe esta notícia