O Mercado do Moscatel, provas de vinhos comentadas, harmonizações vínicas, workshops, showcooking e animações musicais integraram o programa do Festival do Moscatel, que decorreu durante o último fim de semana (dias 10 e 11), no Cineteatro S. João, em Palmela. A iniciativa, organizada em parceria pela Câmara Municipal de Palmela e Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, teve como um dos pontos altos a Sessão Evocativa da Eleição de Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012 e contou com a visita da Presidente da AENOTUR – Associação Internacional de Enoturismo, Ivane Favero.

Um brinde comemorativo com Moscatel de Setúbal assinalou, de forma simbólica, no sábado à tarde, mais um aniversário da eleição de Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012, título atribuído pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho. Palmela foi a primeira Cidade Europeia do Vinho e o trabalho realizado ao longo de 2012 contribuiu fortemente para afirmar ainda mais a vocação vitivinícola do concelho. Ao todo, foi realizada, mais de uma centena de iniciativas (festivais e mostras de vinhos e produtos locais, fins de semana gastronómicos, jantares vínicos, cursos de provas, seminários e encontros académicos, entre outras). Desde então, o Município de Palmela procura recordar, de forma simbólica, esta distinção e as portas que abriu no que respeita ao trabalho nesta área.

No domingo, o Festival do Moscatel recebeu a visita de Ivane Favero, acompanhada pelo Secretário-geral da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, José Arruda. Ivane Favero participou, ao longo do último fim de semana, em várias iniciativas comemorativas do Dia Europeu do Enoturismo, um pouco por todo o país, e passou também por Palmela, para brindar a esta efeméride.

 

 

Fonte:CMPalmela

Partilhe esta notícia