A banda desenhada vai estar presente no 11.º FIG – Festival Internacional de Gigantes, que decorrerá de 2 a 4 de julho, em Pinhal Novo, através da criação de um Diário Gráfico, desenhado por João Sequeira.

Ilustrador com diversos álbuns publicados, João Sequeira é natural de Portalegre e licenciado em  Arquitetura. Frequentou os cursos de desenho na SNBA; desenho e pintura no atelier Arte Ilimitada; banda-desenhada no CITEN e design de animação e multimédia na ESTG-Portalegre. Faz BD desde 1994.

Ao longo dos anos, participou em exposições individuais e coletivas com trabalhos de desenho e banda desenhada e viu o seu trabalho reconhecido com diversos prémios.

Entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, ao abrigo de uma bolsa de investigação da Faculdade de Sociologia e Ciências Humanas e da Fundação Calouste Gulbenkian, desenhou, no local, todas as fortalezas medievais da fronteira portuguesa com base nos desenhos de Duarte D´Armas de 1508, publicados no “novo livro das fortalezas” no início de 2019.

É docente das cadeiras de desenho e técnicas de expressão visual na ESTG, em Portalegre, desde novembro de 2018.

Atualmente, encontra-se a desenvolver um projeto de banda desenhada ao abrigo de uma bolsa de criação literária, com duração de 12 meses, concedida pela Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Acompanhe o Diário Gráfico do FIG, nas redes sociais Palmela Município – Facebook e Instagram – durante o Festival. Consulte a programação em www.cm-palmela.pt.