Doze jovens participam em treino de mar durante seis dias a bordo da Caravela Vera Cruz

 

Doze jovens do concelho do Seixal, com idades entre os 16 e os 20 anos, irão realizar um treino de mar a bordo da Caravela Vera Cruz. A iniciativa surge inserida no âmbito do Festival Náutico Baía do Seixal, que decorre entre 16 de junho e 1 de julho. Os jovens irão viajar para Bordéus, no próximo fim de semana, no âmbito do Tall Ships Regatta Bordéus 2018, de onde sairão depois a bordo da Caravela Vera Cruz em direção ao Seixal, chegando à Baía no dia 23 de junho. Serão seis dias a navegar a bordo de uma embarcação histórica, onde terão oportunidade de aprender as bases das artes de marinhagem, numa recreação da navegação à vela, numa embarcação que é uma réplica das utilizadas nos Descobrimentos.

 

A iniciativa perspetiva também o fomento do trabalho em equipa e de interajuda, assim como a promoção do potencial da economia do mar, da náutica de recreio e do turismo e desporto náutico. Esta é a 3ª edição da iniciativa, iniciada com o Tall Ships Races de 2016, sendo que alguns dos anteriores participantes enveredaram por trajetos escolares e profissionais relacionados com estes setores. A participação é totalmente gratuita, tendo como promotor a Câmara Municipal do Seixal.

 

O Festival Náutico Baía do Seixal decorre de 16 de junho a 1 de julho, com diversas atividades ligadas ao rio. Nos dias 16 e 17 de Junho decorrerá o Encontro de Embarcações Tradicionais, que contará com a presença de diversas embarcações que desfilarão numa regata. Os interessados poderão ainda participar num passeio a bordo das embarcações no dia 17 de junho.

 

Um dos pontos altos do Festival será o Desfile de Embarcações Tradicionais e de Recreio que terá lugar no dia 24 de junho. Os passageiros poderão subir a bordo das diversas embarcações participantes e usufruir de um belo passeio pelas águas da Baía do Seixal.

 

De 23 a 30 de junho será também possível visitar a Caravela Vera Cruz que estará atracada no Seixal, proporcionando visitas gratuitas a esta réplica de embarcação dos Descobrimentos. A bordo da Caravela haverá ainda animação musical noturna nos dias 29 e 30 de junho, dinamizada por DJ’s convidados e outros grupos musicais.

 

De 25 de junho a 1 de julho e inserido na Rota Barcos do Tejo decorrem passeios gratuitos em embarcações tradicionais e visitas ao património histórico do concelho: Moinho de Maré, Núcleo Naval, Tipografia Popular, Quinta da Fidalga e Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, entre outros. Durante estes dias haverá ainda aulas abertas de canoagem.

 

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Seixal, em parceria com a Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela e o Movimento Associativo local.

 

 

Programa

 

Dias 16 e 17 de junho, sábado e domingo

Tall Ships Regatta Bordéus 2018

Embarque de jovens do município do Seixal na caravela Vera Cruz

(treino de mar)

Bordéus, França

 

Regata de Embarcações Tradicionais do Tejo

Organização: Associação Náutica do Seixal

Baía do Seixal

 

Dia 23 de junho, sábado

Chegada da caravela Vera Cruz ao Seixal

Desembarque dos participantes no treino de mar

Estação Náutica Baía do Seixal

 

Dia 24 de junho, domingo

Desfile de embarcações tradicionais e de recreio

Baía do Seixal

 

De 23 de junho a 1 de julho

Visitas à caravela Vera Cruz

Núcleo de Náutica de Recreio do Seixal

 

Caravela by Night

Concertos e animação musical

 

Rota Barcos do Tejo

Passeios e programas turísticos no varino Amoroso e visitas ao

património histórico, cultural e natural

 

Atividades na água

Organização: Associação Náutica do Seixal, Associação Naval Amorense, Clube de Canoagem de Amora, Clube Recreativo e Desportivo Brasileiro-Rouxinol, Clube de Campismo Luz e Vida e Escuteiros Marítimos do Seixal

 

Animação de rua

Núcleo urbano antigo do Seixal e Baía do Seixal

 

Dia 1 de julho, domingo

Partida da caravela Vera Cruz

Embarque de passageiros até Lisboa

Partilhe esta notícia